DESCONFIANÇA.
Aqui pra nós, dificil entender o universo feminino, não é mesmo ?
Se o namorado não está muito falante, e só faz ouvir a garota, que fala pelos cotovelos, ao invés de achar que é atenção, ela logo pergunta: tá quieto por que ? Que bicho te mordeu ? Qualquer coisa que o infeliz diga, será usado contra ele, melhor mesmo seria o pobre, continuar calado, correria menos perigo.
O marido chega em casa com flores, lindo maço de rosas vermelhas, entrega carinhosamente à esposa, que assombrada pergunta: mas o que vem a ser isso? Hoje não é nenhum dia especial, nem meu aniversario é. Ele então responde: para mim todos os dias são especiais ao seu lado, por isso as rosas. Também, nesse caso melhor seria ter ficado calado. Pois, se existe uma coisa em que a mulher é veloz, ganha até da velocidade da luz, é na percepção de que há algo mais por trás do fato em si. E, assim uma bela discussão tem início, e o buque de rosas vai parar na lata do lixo.
Creio que, muitas vezes, essa desconfiança tenha matriz, na falta de segurança pessoal. Dai a famosa frase do grande Filosofo: "Conhece a ti mesmo."
Se cada um buscasse mais conhecer-se, descobriria que tem valores, qualidades e defeitos claro. Assim, passaria a investir em suas qualidades, trabalhando por alijar de si os defeitos. E dessa forma, seria cada vez mais uma pessoa interessante para si mesmo e para o próximo. É, como escreveu Mário Quintana: "O segredo não é correr atrás das borboletas...É cuidar do jardim para que elas venham até você."
Outro dia, uma conhecida da ginástica, contava na hora do intervalo entre uma aula e outra, que estava desconfiada da atitude de seu marido, pois ele andava muito carinhoso, atencioso. Eu então perguntei: por que isso a preocupava ou incomodava? Ao que ela me olhando como se de Marte eu fosse, me respondeu: Nossa, você não sabe que quando um homem fica muito gentil, alguma coisa está escondendo. Eu nada acrescentei, pois vi que seria perder meu tempo. Mas, fiquei pensando o quanto algumas pessoas são complicadas. Se não tem a atenção, que gostariam, reclamam, se tem, desconfiam de algo. Vai entender.
Tenho para mim, que essa neura de desconfiar, tem muito mais a ver com nossas inseguranças, e falta de conhecimento em torno de nossas possibilidades, do que com o outro.
Creio que, quem de quase tudo e todos desconfia, não confia em primeiro lugar em si mesmo, e no tesouro que carrega em seu mundo interior. Está tão ocupada em desconfiar, que esquece de ver quanto valor possui, e por suas virtudes, pode e merece ser amada.