Atestado de maioridade

ATESTADO DE MAIORIDADE

(crônica publicada na "Revista do Avaí" nº 9, setembro/outubro de 2010)

Quando pouco se espera, surge a notícia, trazendo a comprovação da maioridade atingida pelo Avaí. Na realidade, a comprovação de uma situação que os números e o desempenho em campo já gritavam aos quatro ventos, já faiscavam pelos cinco continentes, já insinuavam nos sete mares. Só os surdos e os cegos não ouviam, não viam, não percebiam a realidade fulgurante que se impunha.

O Brasileirão é um dos campeonatos mais importantes do planeta. Tão importante que o mundo todo vem aqui em busca dos melhores jogadores. Isto vale especialmente para os chamados grandes campeonatos, aqueles de uns poucos países europeus que não cansam de se abastecer aqui de craques. Como, outrora, fizeram à exaustão com ouro, prata, pedras preciosas, pau-brasil, impostos, o que de melhor cá houvesse. Craques que muitas vezes desconhecemos porque daqui foram levados com 18, 17, 15 anos - ou menos. Como se fizessem uma ultrassonografia para descobrir o DNA de craque antes mesmo que o próprio garoto possa perceber que, de verdade, ele é um cracaço em gestação.

Pois desse campeonato assim rico de talentos só participam 20 clubes. O Avaí é um desses, um dos 20 melhores do Brasil (com 27 unidades na Federação, muitas aí já ficam fora dessa elite). Ao terminar em sexto lugar em 2009, o Avaí só teve, no ano, cinco times melhores do que ele. Sorte de iniciante, acaso que logo cederá lugar à verdade do futebol? Pode ser. Apenas acontece que, na última sexta-feira de julho, data em que esta crônica vai para o papel, o time azul e branco da Ressacada, após 11 rodadas, é o quinto melhor do país em 2010.

Mas então chega o atestado formal, oficial, indiscutível do alto nível do futebol avaiano: Renan, o garoto Renan de 19 anos de idade e 192 centímetros de altura, nascido aqui do lado, em Nova Trento, morando aqui perto, em São João Batista, formado nas bases do Avaí, revelado e atuando na equipe principal do Leão da Ilha, o goleirão Renan Soares Reuter foi convocado pelo novo técnico Mano Menezes para o selecionado brasileiro, para a Seleção principal - pois nas seleções nacionais de base já temos os goleiros Vítor, na Sub-16, e Alex, na Sub-19.

Se mantiver os pés no chão, o que parece ser da sua personalidade, Renan irá muito longe, a começar pela titularidade da Seleção que disputará as próximas Olimpíadas - tomara que ainda envergando a gloriosa camisa avaiana.

(Amilcar Neves é avaiano e escritor de crônicas, contos e romances, com sete livros publicados)

--

-----

==> Em breve, "Se Te Castigo É Só Porque Eu Te Amo" (teatro) chegará às prateleiras das livrarias.

Amilcar Neves
Enviado por Amilcar Neves em 12/02/2011
Código do texto: T2786846
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.