Palavras jogadas ao vento

Recebi de uma amiga, que por sinal eu á considero muito, um e-mail e no rodapé, com uma frase solta, que me chamou atenção. Antes de citá - la, gostaria de fazer alguns comentários, mas no sentido de um desabafo...!

Eu tenho um pensamento de achar que as pessoas possam viver em comum, no sentido da amizade, respeito e sem atos de indiferença é claro, cada um agindo dentro de sua limitação cultural e também da consciência... Reconheço que tenho uma postura de caráter crítico, (o que significa ser exigente,) reconheço também que não agrado a todos...! Por outro lado, tudo que proponho a fazer ao meu semelhante, me esforço, para ser o mais justo possível: para que não venho a me arrepender depois!

Tudo isto que citei foi porque tenho adquirido um “dom de ser formador de opiniões”, que mesmo que tento lutar contra esta postura, não consigo manter uma coerência em obedecer, é por isso que tenho a necessidade, de estar passando para a escrita estas minhas opiniões. Procuro formar dentro de um padrão universal, para não cometer injustiças.

A frase recebida, Primeiro apure os fatos. Depois, pode distorcê-los á vontade. Muito verdadeiro devido me fazer refletir...! Às vezes quando me acontece em fazer certas interpretações de alguns conceitos que formo em relações a comportamentos de amigos, parentes e da própria sociedade...

Muitas vezes a evidência dos atos nos dá o “subsídio de formar uma critica, sem necessariamente ter que apurar os fatos” e quando comento com alguém, talvez até em caráter de não ficar dúvidas, pedir uma opinião ou por indignação, sou surpreendido por falta de capacidade deste alguém não compreender as colocações da narração dos fatos em seguida, com suas interpretações agem de má fé, as palavras são distorcidas e os fatos venham a ter um entendimento contrario, criando situações polêmicas e injustas e às vezes, transformando em atos de “fofocas”...

Diante destes acontecimentos, tenho percebido algumas atitudes de alguns amigos que mantinham boa impressão a meu respeito e de repente estes mesmos ficaram diferentes... Esta frase me chamou atenção em ter mais precaução com determinados tipos de pessoas. Por estar sempre querendo manter uma filosofia de vida e buscando formas de contribuir com o próximo, me magôo muito com estas incompreensões: que as considero comportamentos demagógicos...

Venho me decepcionado muito ultimamente com alguns de meus semelhantes.

Muitas vezes eu tenho que “medir as palavras”, ou até mudar a forma nas colocações, devido a não compreensão da linguagem, correndo risco de estar ofendendo ou magoando, por “falta de um entendimento correto.” Diante destes acontecimentos e apesar destas decepções, ainda acredito no ser humano, sempre vão existir pessoas boas entre nós e com certeza, são elas que dão e darão equilíbrio na manutenção da vida...!

Pensamentos: José Deoclécio de Oliveira

José Deoclécio de Oliveira
Enviado por José Deoclécio de Oliveira em 11/02/2011
Reeditado em 06/03/2012
Código do texto: T2785493
Classificação de conteúdo: seguro