ENEM FICOU EM RECUPERAÇÃO

O ENEM FICOU EM RECUPERAÇÃO

BETO MACHADO RIO, 16/11/2010

O ENEM não consegue passar de ano “direto” desde a sua criação em 2001. Sucessivos incidentes, ano após ano, vêm abalando a confiança e a tranqüilidade dos candidatos, que neste 2010 foram mais de três milhões de alunos do ENSINO MÉDIO.

Fraudes como a venda de gabaritos; os sistemas clandestinos de comunicação; os candidatos ‘laranjas’ e “otras cositas más” compõem o rol de fatos negativos que arranharam a credibilidade das autoridades e dos órgãos públicos responsáveis pela elaboração e a execução das provas do ENEN ao longo dos anos de sua existência.

Como se não bastassem os fatores externos, o ENEM, este ano, apareceu com um fator interno: o erro de impressão. Houve também o equívoco na posição dos cabeçalhos nos cadernos de respostas. Caos em alguns locais de prova.

Ruído de informações oriundas do INEP confundiu ainda mais as coordenações setoriais. A mídia se mobilizou e o presidente do INEP e o ministro da Educação deram suas versões sobre o caso, que, a primeira vista, a todos pareceu “INEPTUDE” de quem comanda ou dos executantes desse programa de avaliação. Particularmente eu pensei em sabotagem. A mudança de objetivo e de finalidade do ENEM mexeu com muitos interesses, principalmente os daqueles que fazem da Educação um “business”.

É evidente que essas barbeiragens geraram uma avalanche de críticas e de ações judiciais. A Justiça Federal cearense decretou a proibição da divulgação do gabarito oficial e impôs a repetição de todas as provas. O Governo recorreu. A Justiça Federal pernambucana derrubou a decisão liminar e determinou que se repetissem tão somente as provas dos candidatos que comprovaram prejuízo na execução de suas avaliações. O MEC aprovou, e assim se fará.

A EDUCAÇÃO é o calcanhar de AQUILES de todos os brasileiros. Os governantes e a sociedade haverão de firmar um pacto para sair desse estágio de marcar passos, sem sair do lugar.

É vergonhoso para um país, que ostenta a quinta maior economia do Planeta, ver estampada no Boletim Anual da ONU, através do PISA, instrumento de avaliação do desenvolvimento educacional das nações, a humilhante, chocante e inaceitável qüinquagésima terceira posição.

Necessitamos de ações audaciosas, que rompam radicalmente as barreiras da Educação conservadora, que objetiva o sucesso da escola e não o do aluno; que reconduzam o Magistério ao seu status social de respeito, através de uma digna remuneração e também o reconhecimento do progresso alcançado pelo do binômio DOCENTE/DISCENTE, por meio de programas de acompanhamento de produtividade. DEUS haverá de iluminar as cabeças, não sei se pensantes, que comandarão nosso BRASIL a partir de 2011. Eu creio nisso.

Roberto Candido Machado
Enviado por Roberto Candido Machado em 09/02/2011
Código do texto: T2780573
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.