Sobre a crítica

O mundo é um espelho para nós, que incapazes de nos perceber inteiramente, nos utilizamos do nosso próximo para podermos nos reconhecer. Desta forma, quando estamos criticando alguém, na verdade estamos criticando a nós mesmos, pois só somos capazes de perceber aquilo que existe em nós de outra forma somos cegos.

Existem pessoas que vivem as suas vidas desviando o olhar dos outros de si mesmo, se adiantando com críticas para impedir que críticas cheguem a si mesmo, perdendo desta forma longo tempo neste mister. Observe que quem tem o pendor à crítica negativa, dificilmente faz uma crítica positiva, está sempre querendo mostrar o podre.

De fato, a atitude de quem recebe a crítica deve ser muito simples, como bem apropriadamente se referiu o CL Odir. É apagar e jamais perder tempo com quaisquer considerações acerca delas, desta forma elas perdem a sua força e nunca formam raízes em nosso meio e o crítico vai ter que descobrir uma forma diferente de se relacionar.

As máximas do leonismo deveriam ser respeitadas na sua íntegra. Alguns citam delas apenas aquilo que lhes interessa e descartam as outras. Muito pelo contrário, as máximas do leonismo deveriam ser muito mais abrangentes e utilizadas em todos os meios sociais, pois se as pessoas as observassem como o mundo seria melhor de se viver!