Feio ou Bonito? Eis a questão!
Para você o que é feio e o que é belo? Pergunte-se sobre seus conceitos em relação a isso. Você sabe distinguir?
Há quem diga que a beleza é algo essencial, outros que acham que ela e a feiúra se complementam, eu particularmente não sou adepta a nenhuma das duas, mas e você, pra você o que é tudo isso?
No decorrer da história, pensamentos a respeito da estética divergiam entre os filósofos; para Platão, por exemplo, havia a existência de um “belo em si”, de uma essência ideal, objetiva, existiria então um ideal universal de beleza como padrão a ser seguido. Já para David Hume, outro filósofo, a beleza era algo relativo, era reduzida ao gosto de cada um.
No pensamento de qual dos dois você se encaixa? Questione-se!
Hoje com a globalização presenciamos o cotidiano de diversas culturas simultaneamente. O acesso rápido e pratico ás redes sociais e a mídia televisiva, proporcionam isso. É intrigante como a televisão exerce um enorme poder de persuasão na sociedade: ela dita a beleza, nos impõe uma beleza comprada, surreal, plástica... Efêmera! Com isso as pessoas seguem esses padrões,aceitam o que é imposto e continuam cada dia mais inertes.
Prova disso, é um fato curioso, você já reparou quantas pessoas se vestem como os personagens das novelas das 8h? Ou usam os cortes de cabelo, os sapatos, as gírias, os hábitos... Tudo?! Não reparou ainda? Pois meu caro, essa é uma realidade entristecedora.
Sim entristecedora, não quero generalizar de que por estar ou não na “TV” é certo ou errado, mas alertando para a necessidade de criar seus próprios conceitos, seus padrões.
É simples, não existe feio ou belo, esses parâmetros são meramente filosóficos, hoje no mundo contemporâneo é necessário educar o nosso gosto. Sim o gosto, ele é quem vai ser a base de tudo, é preciso educá-lo.
Nós precisamos “conhecer” e não “preferir”, quando gostamos de algo o aceitamos por preferi-lo, e acabamos assim achando-o belo, dessa forma o que não gostamos torna-se feio. Essa é a grande diferença.
Se quiser ser melhor, viver melhor busque conhecer outros gostos e culturas, assim aprenderá que a beleza não é isso que nos ensinaram , pois ela é intima, vai alem do que podemos ver, ela é o que sentimos afinal como explicar com plástico a beleza de um amor?
Acredite certo estava Antoine de Saint-Exupéry quando disse: “Só se ver bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”.