O Conhecer e o Saber.
Conhecer e saber, são caminhos tão diferentes. O conhecedor se embrenha pelas dificuldades de identificação de tudo aquilo que já lhe foi apresentado, identifica, dá suas orientações técnicas, tal qual de repente, nunca tenha utilizado, porém é um conhecedor do assunto, o qual se dispensa comentários sobre quaisquer outras hipóteses diferentes das que já foram apresentadas por ele. Muitas vezes não aceita opiniões e busca sempre se doutrinar para buscar mais conhecimento. Depois de relatar tudo isso acerca do conhecedor, fica a pergunta: Será que quem os passou o conhecimento, o fez ter opções para contestar a autenticidade? Ou simplesmente os passou, e ao ouvir qualquer pergunta a respeito, simplesmente disse: "Isto é assim, porque é, e ninguém pode tentar mudá-lo".
O sábio é aquele que busca o conhecimento, se pautando na filosofia, mas se o limita, ele se aprisiona dentro de si até que suas próprias convicções o possam lhe dizer qual o caminho que deverá segui-lo. Se perguntarem a dez físicos a respeito do que é a física, haveremos de ter resposta muito parecidas; se perguntarmos para dez matemáticos sobre o que é a matemática, também terão respostas muito parecidas, entretanto, se perguntarmos a dez filósofos o que é a filosofia, três darão respostas parecidas, cinco darão respostas tão desencontradas e dois, simplesmente, optam por ficarem em silêncio.
Ora, pois, que filosofia é isso, a busca pelo conhecimento é pessoal, portanto, cada resposta será diferente, o saber não precisa dispor de técnicas nem doutrinas que o aperfeiçoem e sim da livre imaginação de buscar cada vez mais o conhecimento e torná-lo comum a si próprio...
Rio de Janeiro, 15 de Maio de 2008.