ALGUÉM AÍ ESTÁ COM MEDO DE SER FELIZ ?

 

   Não é por nada não ! Também não é nenhuma brincadeira e nem implicância , mas é que estou dividindo com minha meia dúzia de leitores a mesma pergunta que me fizeram num momento em que andava meio deprimido e inteiramente fantasiado de derrotado .

    O mais interessante é que estava assistindo a uma palestra e no auditório calculo que estariam presentes quase cem pessoas. Tive a nítida sensação de que o palestrante dirigia a pergunta exatamente a mim. Já aconteceu isso com vocês ?

    Estarem assim num local público no meio de várias pessoas e de repente, como se o acaso existisse, alguém manda um recado ou faz um comentário e nós ficamos com aquele gosto meio que amargo de bolo surpresa na boca . E a sensação de que era conosco e para nós mesmos que a mensagem, recado ou puxão de orelhas tinham sido endereçados é muito forte .

    Mesmo estando sentado no meio do auditório senti que o olhar firme e penetrante do mestre perfurava meu peito ,  suas palavras latejavam nos meus ouvidos  e confesso que a partir daí só uma pergunta martelava no meu interior : “Será que tenho medo de ser feliz ?” .

    O mestre continuou seus comentários, suas receitas para uma boa e alegre vida ,  o silêncio era absoluto e nem o suave ruído do ar condicionado era notado. E a pergunta continuou me espetando até que a uma determinada altura o mestre olhou na minha direção e repetiu com todas as letras : “Alguém aí tem está com medo de ser feliz ?“ .

    Como ninguém respondesse ele prosseguiu : “Pois se tem, só quero dizer uma coisa : vá até o banheiro, lave o rosto , olhe-se no espelho e pergunte a você mesmo por que está com medo de ser feliz ?” .

   Ao final da palestra o mestre foi aplaudido com louvor por vários minutos e confesso que saí  daquele ambiente com a alma lavada. Foi então que percebi que estava me sentindo deprimido, triste e ainda fantasiado de derrotado por culpa absolutamente minha . Não estava feliz só por minha causa . Eu mesmo me permiti ficar assim .

    Não foi difícil perceber que na estrada da vida sempre vou encontrar muitos obstáculos, cruzamentos perigosos, sinais vermelhos piscando bem a minha frente e tão preocupado com os obstáculos, com os buracos na pista e os sinais vermelhos, deixo de apreciar a paisagem, sentir o conforto do veiculo que me conduz e até de ter certeza para onde quero ir.

    O mais interessante de tudo é que compreendi nos mínimos detalhes o motivo da minha tristeza e da fantasia de derrotado , mas  esqueci de dissecar os motivos pelos quais estava deixando de considerar que meus problemas e preocupações , além de não serem tão grandes assim , eram muito menores do que as soluções que estavam ao meu redor, bem à frente do meu nariz .

    Como num passe de mágica descobri que posso caminhar com segurança, tenho força para subir montanhas de preocupações e a cada passo que dou, desenvolve-se a segurança natural que nós como seres humanos temos numa bela quantidade , bastando aprimorar nossa confiança só um pouquinho.

    E então, mágica descoberta, concluí e me conscientizei de que sou uma pessoa feliz, muito feliz e por uma penca interminável de motivos .

    Começando por entender os verdadeiros parâmetros do que seja a felicidade. Prosseguindo com a certeza de que ninguém está aqui no planeta para sofrer e mesmo nas desgraças, mesmo nos infortúnios, sempre brilha o sol da esperança, sempre tem o lado bom de uma maravilhosa lição e daí a encontrar a paz da felicidade é só um pequeno salto.

    Já tive a  oportunidade de escrever certa vez que vejo algumas diferenças entre “ser” e “estar” feliz e até tive o topete de afirmar que “estar” é bom mas passageiro e o melhor mesmo é “procurar ser” feliz em todos os momentos da vida . E olha que ser feliz é tão simples !

    Para alguns pode até parecer uma sonora tolice o que estou dizendo mas, embora ainda falte muito para aprender e compreender, sou uma pessoa muito feliz e descobri isso depois da pergunta simples e direta de um dos meus mais queridos mestres.

    Então, ficamos assim, só quero saber, não por implicância, não por discordar, não por se tratar de uma brincadeira de mau gosto .

    Talvez possa até ser visto  como uma bela sacudidela e então eu pergunto : “Alguém aí está com medo de ser feliz ?” .....

 

 

                     *******************





(.....imagens  google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 07/02/2011
Reeditado em 01/04/2013
Código do texto: T2777938
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.