AMIZADE - A ELA DEDICO MEU TEXTO Nº 400
«A amizade é um amor que nunca morre»
(Mário Quintana)
O que é a amizade? O que é um amigo?
Você já se perguntou por que tem (ou não) amigos? Já se questionou sobre a importância, os riscos e a verdadeira necessidade de se aproximar intimamente de alguém? Se valerá mesmo à pena investir em relacionamentos?
Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore) é uma relação afetiva, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. É um dos sentimentos mais nobres que existe. Quando ela é pura, sincera, verdadeira, os amigos são fiéis e não existe nada de melhor. Por incrível que possa parecer, conheço pessoas que não se arriscam em fazer amigos. Para alguns, existe o medo de se decepcionar com o outro, de se machucar. Normalmente, para quem já foi traído, mal interpretado ou rejeitado por alguém, é difícil voltar a confiar. Todos os relacionamentos devem ser permeados pela confiança. A amizade também precisa baserar-se na confiança mútua.
Muitos de nós, ao longo da sua vida, certamente já escreveram sobre esse tema: amizade. Todos nós, conhecemos este vocábulo e o associamos à sua significação e conotação.
Para mim amizade é uma relação de sinceridade e afeto que estabelecemos com as pessoas que, no nosso quotidiano se encontram mais próximas de nós.
Amigos são aquelas pessoas pelas quais sentimos um grande carinho, aqueles a quem confiamos plenamente os nossos segredos mais íntimos e profundos, e a quem recorremos nos bons, mas também nos momentos maus da nossa vida, quando necessitamos de um ombro amigo onde chorar e desabafar os nossos problemas.
Amigos são aqueles que estão sempre prontos para nos ajudar nos momentos difíceis e que não esperam que os procuremos quando nos sentimos sozinhos, mas antes vêm ao nosso encontro sem que precisemos de lhes pedir auxílio. Numa amizade, devemos dar sempre aquilo que podemos dar, sem com isso esperar algo em troca, a não ser carinho e atenção.
Tenho visto bem perto de mim, pessoas definhando numa velhice solitária. Essas pessoas nunca confiaram em ninguém, nunca tiveram interesse em se relacionar, em se doar.
Considerando que o Brasil é o país do calor humano, do aconchego, do abraço, quantas pessoas se fecham para relacionamentos de amizade ou os vive de maneira bastante superficial.
A alegria compartilhada com os amigos nos torna pessoas mais resistentes à dor e às dificuldades. É bom ter mãos para segurar; braços para abraçar; ombro para chorar. Isso nos torna mais fortes em momentos de crise, pois temos em quem nos apoiar. Vale à pena se arriscar em ter amigos! Talvez um dia nos mintam, nos façam sofrer e chorar, mas, afinal, não somos passíveis dos mesmo erros para como eles? Não somos perfeitos. Talvez façam cair nossas máscaras, descubram nossos podres. Mas, viver livre de aparências, tendo uma mão para nos sustentar, é bem melhor. Talvez invadam nosso mundo confortável, nosso sossego, mas não seria tão bom romper o silêncio da nossa solidão com sonoras gargalhadas dadas a dois, a três, a tantos quanto possível?
E, nos casais, quando os impulsos sexuais do amor passam, o que resta para estabelecer a união? A amizade é tudo que sempre ficará, porque as suas raízes se encontram firmadas no afeto.
Dizia o grande poeta Fernando Pessoa: «Tudo vale à pena se a alma não é pequena»… já pensou como somos gigantes quando estamos junto de um verdadeiro amigo?
O que é a amizade para você?
(07/02/2011)