Indo morro abaixo...
 
Envelhecer é ir morro abaixo?
Envelhecer é a melhor coisa do mundo, quem ainda não atinou para os detalhes não sabe o que está perdendo.
Sei que dá vontade de torcer o pescoço de alguns idosos na fila de Banco...
As mulheres reviram bolsas que mais parecem sacola de mágico, dali saem  sacolinhas plásticas amarradas com elástico, livrinho de endereço, trezentos óculos e chaves, fotos da família, porta moedas difícil de abrir, para finalmente acharem o cartão do banco!Arre! Aleluia!
Os homens nunca sabem em qual bolso colocaram o cartão. Procuram nos duzentos bolsos (jaqueta tem muitos) trazem até atestado de vacina e de reservista de 1930...
Todos fazem questão de pagar contas para a “moça do caixa”. (sua amiga!).
Fila de supermercado é igual. Se o total a ser pago tiver alguns centavos, “ta danado”!
Tiram moedas de todos os lugares possíveis e colocam sobre a esteira do caixa, se atrapalham mesmo com ajuda. Calma...!Sente e espere...
Fora isso tem muitas vantagens, devemos apenas fugir daquele alemão chamado Alzheimer, o médico sabe como mante-lo distante por algum tempo, mas reumatismo, labirintite, artrose e surdez... “Faz parte”.
Mas pense bem...
Tem o álibi perfeito para fazer o que bem entender. Podem comer o que quiser até morrer de indigestão, engordar também, a essa altura não importa!
Cuidado, se for viúva ou viúvo e pretender casar primeiro passe seus bens em vida para seus filhos e depois tente arrumar alguém... (duvido!)
Se você não tiver dinheiro e pretender casar, aí sim “tá lascado”...
Você pode dormir sentado, em pé encostado até de ponta cabeça que ninguém repara...
Só para chatear os outros pode comer de boca aberta, pegar comida com as mãos, arrotar e outras coisas piores em qualquer lugar e perto de qualquer um...
Pode se dedicar ao que quiser até a fazer fofocas, dar palpites e falar o que pensa à vontade, pois sua opinião não interessa mesmo!Você é o dono do tempo e o usa como lhe aprouver, nada é urgente... (só a ida ao banheiro).
Sua responsabilidade sobre filhos adultos e suas famílias cessou. Se por acaso houver “arranca-rabos” você possa de ouvinte!
Pode se dar ao luxo de ficar três horas sob o chuveiro para depois sair limpo e cheiroso, com o que resta dos cabelos arrumados, bem penteadinhos.
Gente idosa cheirosa dá vontade de pagar no colo e fazer carinho!
Alguns conselhos, de amigaS muiiiiito  sinceraS:
1-Não deixem que seus filhos lhes “empurrem” os netos, é muita folga, não foi você quem os fez!
2-Ande sempre com as unhas cortadas e limpas. Velho relaxado é de amargar, cheira a cachorro molhado!E alguns misturam com perfume!
3-Os cabelos brancos não é sinal de que você está caindo aos pedaços, apenas precisa de cuidados para não ficarem “cor de burro quando foge”.
4- Homens pelo amor de Deus não tentem cobrir a careca penteando o que sobrou de cabelo na nuca puxando os fiapos para frente ou pelos lados!
5-Cabelão comprido em rabo de cavalo para compensar a calvície na frente da cabeça, trancinhas Rastafari, ou peruca injuria qualquer um! Não adianta meter tinta nos cabelos, sobrancelhas e bigode se as rugas te entregam. Algumas tinturas fazem os idosos ficarem com os cabelos cor “de bunda de cotia”, quem já viu o bicho sabe qual é a cor. Bigodão branco e espetado lembra leão marinho, e fio de bigode hoje não vale nada! 
 6-Mulheres deixem seus cabelos brancos aparecerem, mas please não os pinte de vermelho -beterraba, cor da água que cozinhou salsicha, lilás ou azul bebê!
7-Cuidado com os lábios, usar baton vermelho vivo é de lascar porque entra nos vincos da boca e vira um lamaçal sangrento!
Infelizmente, só é possível conservar a cor natural dos cabelos se a genética caprichar. Mas ela com o tempo fica esquecida e se distrai com pouca coisa...
Portanto curta seus cabelos brancos suas rugas, seu corpo “desmoronado” e procure fazer tudo que tinha vontade, mas não tinha tempo ou dinheiro.
Pode gritar e brigar com quem quiser, vão dizer que você está caducando, está maluco... (ria deles, seja safadinho!)
Não exagere porque senão te colocam num asilo e desaparecem, alguns voltam no dia dos Pais, das Mães ou Natal, isso se você tiver sorte!
Outros somem a semana toda, mas aos domingos pegam os “velhinhos” levam ao restaurante, “entopem” o pobre de comida e depois o devolvem ao lugar de origem e tornam a sumir. Missão cumprida!
 Aquela comilança a qual não está acostumado quase mata o infeliz, estomago e intestinos entram em pane. É um Deus nos acuda para o organismo voltar ao normal.
Já avisei meus filhos, se eles fizerem isso comigo, vou rogar praga em todos eles, e praga de mãe pega!
Mas como saber se está velho, se não se sente assim?
É simples, quando alguém diz alguma coisa que você não ouviu ou não entendeu direito e pede para repetir e a resposta que obtém é: “Não ouviu? Não é nada importante, deixa pra lá você não ia entender mesmo”!
Esta frase corresponde a: “Velho surdo e ultrapassado”.
Pronto! É o tiro de misericórdia!
Você acha que eu estaria aqui agora escrevendo estas coisas se não tivesse meia idade?
Meia idade?Existe isso?
Vejamos, a média de vida do brasileiro é de mais ou menos 75 anos. Então a meia idade seria 35 anos e uns quebrados. Isso por acaso é meia idade?????
Terceira idade então é aos 150 anos? Tá é doido!
Tudo bem, mas a verdade  é que estou  indo morro abaixo...
Estou apreciando a paisagem, as coisas lindas que aparecem e acontecem nessa descida, não faço questão de parar logo, pois a única certeza que tenho é que no final do morro existe um buraco de sete palmos de profundidade esperando por todos, independente da idade...
Eita morrinho íngreme e comprido...
E lá vou eu...
Pretendo continuar descendo toda feliz, porém com o pé no freio, desço, mas desço com a primeira engatada, vou em marcha lenta...
 
 

 M.H.P.M.