FAXINANDO...

Marina caminhava pelo horto florestal do bairro, de repente ouviu alguém chamá-la; era Laura, amiga desde infância. Aproveitaram para colocar a conversa em dia. Uma ouvia da outra os lamentos sobre acontecimentos bons e desagradáveis, os sonhos não realizados...

Após jogar "conversa fora", expressão usada pela Laura quando quer encurtar ou mudar de assunto, ela disse: a partir de hoje, antes de vir à rua, prometi a eu mesmo dar uma volta por cima de tudo que me bota pra baixo. Mas pra que eu cumpra a promessa, criei três tópicos (“antes”-“é agora e pra já”- “depois”) e quero segui-los rigorosamente para que eu não abandone o desejo de viver bem a vida como merecemos.

Marina após ouví-la definir como por em prática as metas citadas, desabafou: vou seguir o teu ritmo, Laura! Tem dias que deparamos com problemas, às vezes pequenas coisas, mas pela corrida do dia a dia, nos desesperamos. Ficamos irritados, perturbados, tristes, parecendo que o mundo vai desabar. Eu confesso que hoje eu me senti assim, deixei pra trás as tarefas de rotina e vim andar.

Papinho daqui, papinho de lá, surgiu uma brecha, Laura aproveitou e com um até breve, despediu-se. Marina em vez de retornar para casa, já que a caminhada foi interrompida pelo papo com a amiga, resolveu sentar-se em um banquinho à sombra de uma árvore frondosa próxima ao jardim e ao mini zoológico. Deu um tempinho e adeus horto.

De volta a casa, começou a por em prática o novo plano de vida que ela escolheu e faz jus. Afinal, ralou toda a vida para carregar a família nas costas e depois de idosa com todos os direitos a privilégios, não os tem. O cardápio todos os dias é trabalhar... trabalhar... sem possuir nada material.

Para fazer uma faxina geral no seu modo de vida, Marina não precisou usar o roteiro da Laura. Parou, pensou e baixinho falou: com que direito quem está a minha volta acha-se com poder para impedir que eu viva ao jeito que eu gosto? Renunciei a vida toda para o bem estar de todos e não sou reconhecida, portanto, a partir desse momento eu reivindico e eu mesmo dou por deferido tudo que eu quero e faço para ser feliz.

FORA, ESCRAVIDÃO! - VIVA A LIBERDADE!