“(...) E OS HOMENS AMARAM MAIS AS TREVAS DO QUE A LUZ; PORQUE... (...)” – 1ª parte

ENQUANTO ISSO...

Claudio Chaves*

kafecomleit@hotmail.com

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.

Rui Barbosa.

“No Brasil, quase o governo do Amapá inteiro é preso pelo sumiço de R$820 Milhões”.

Esta foi uma das centenas de manchetes de jornais (impressos e digitais), com semelhante teor, que correram o mundo entre 21 de setembro e 18 de dezembro/2010, período de atuação mais acentuada – até agora – da Operação Mãos Limpas da Polícia Federal no Amapá.

Esta mesma fonte destaca que “o Poder Judiciário e a Polícia Federal lavaram a alma do povo brasileiro ao prenderem o governador, o ex-governador, o presidente do Tribunal de Contas e mais 15 pessoas da cúpula do Governo do Estado do Amapá, no extremo Norte do Brasil. A Operação Mãos Limpas da Polícia Federal colocou o bando atrás das grades sob a acusação de corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, ocultação de bens, tráfico de influência, fraude em licitações públicas e formação de quadrilha. Os R$820 Milhões desviados (roubados) foram repassados pela União a órgãos do Estado do Amapá e da Prefeitura de Macapá nos quais supostamente operava a organização criminosa composta por políticos, servidores públicos e empresários. O acerto prévio na escolha de empresas era tão escancarado que uma única empresa de segurança e vigilância manteve "contrato emergencial" por três anos com a Secretaria de Educação do Estado. O valor da fatura mensal com a secretaria era de R$ 2,5 milhões”. (ANTONIO CARLOS LACERDA/Pravda Ru Internacional/ 21.09.2010).

Como praticamente todos os cidadãos comuns de Laranjal do Jari, durante o ano de 2010, inúmeras vezes, eu me perguntei, indignado, por que era insolucionável o problema da falta de energia elétrica. A operação supra trouxe a resposta.

Em seu Evangelho Segundo João, cap. 3, vs. 19 e 20, o autor diz, textualmente, que: “(...) a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras”.

Há cidades, no Brasil, em que 75% dos homicídios, por exemplo, são cometidos à noite, ou seja, no escuro. Segundo a revista Psychological Science, ambientes escuros podem estimular as pessoas a cometerem crimes ou terem atitudes moralmente condenáveis. O fenômeno, atribuído à sensação de anonimato provocada pela penumbra, foi observado até mesmo com o uso de óculos escuros. Normalmente, os animais mais perigosos (principalmente os da espécie homo) têm hábitos noturnos e preferem, obviamente, ambientes escuros.

Os governantes do AP presos na Operação Mãos Limpas jamais se preocuparam em resolver o problema da falta de energia elétrica de Laranjal do Jari porque as trevas lhes eram favoráveis; pois, como diz o texto do evangelista “todo aquele que pratica o mal aborrece a luz...”

“Os homens [que governaram o AP entre 2003 e 2010] amaram mais as trevas do que a luz porque” nas trevas é mais fácil direcionar licitação, desviar combustível destinado a gerar energia elétrica, superfaturar contratos, usar a máquina pública para garantir reeleição... nas trevas é mais fácil lavar dinheiro de origem criminosa, ocultar bens usurpados, usar o poder pra humilhar os dissidentes e proteger os aliados... nas trevas é mais fácil subornar e ser subornado, corromper e ser corrompido, traficar, prevaricar... desviar, enfim, nas trevas é – e o caso de Laranjal do Jari provou isso – possível cometer os mais horrendos e covardes crimes contra os mais fracos sem que sejam, no dizer do evangelista, arguidas as suas obras.

Por isso, a falta de energia elétrica em Laranjal do Jari se mostrou um problema tão insolúvel; porque os nossos governantes amaram mais as trevas do que a luz.

__________________________

* Membro da Academia Laranjalense de Letras

Encontre este e outros textos do autor em: www.recantodasletras.com.br/autores/chandelli