Educação


O que é EDUCAÇÃO?
De repente chega a hora de colocar à prova a educação que demos a nossos filhos. No meu caso, chegou da seguinte forma: Terceiro sargento do exército, meu filho mais velho foi transferido para outra cidade.
Só o que pensei foi na saudade que iria sentir. Em nenhum momento, pensei em como ele se sairia longe da família, dos amigos e da cidade onde nasceu. Isso nem me preocupou.
Mas outro dia, falando em educação, tive a nítida sensação que a pessoa com a qual falava valorizava mais a educação acadêmica do que a educação familiar aquela que se adquire desde o berço. Isso me levou a refletir sobre a educação que dei a meus filhos por anos a fio. Tenho três filhos, os dois mais velhos são biológicos e têm 27 e 29 anos e a mais nova, adotiva e autista, 11 anos.
Educação é um bem inestimável e cabe à família dá-la a seus filhos.
Educar é tornar seu filho um adulto independente, que tenha bom caráter, íntegro, honesto, participante da sociedade em que está inserido. Educar é preparar para a vida. Não importa se não for um médico, um advogado, dentista ou outra profissão de boa remuneração, até porque o que vemos por aí de profissionais corruptos e desonestos!  Acho importante uma boa profissão, mas como realização profissional e não como acensão na sociedade. O que almejei para meus filhos foi honestidade, integridade, dignidade. E só podemos conseguir isto se formos exatamente o que falamos porque educação se dá com bons exemplos!
Uma boa educação não impede de forma alguma seus filhos de errarem, mas vai torná-los fortes e capazes para enfrentar qualquer dificuldade. Até porque são as dificuldades que nos fortalecem, que nos fazem crescer e compreender os mistérios da vida. O importante é que saibam seguir seu destino! Que voem sozinhos! E principalmente, que sejam felizes!

Educar é estar tranquila quando seu filho vai para outra cidade viver sua vida profissional! É CONFIAR NA EDUCAÇÃO QUE DEU E SENTIR-SE SEGURA MESMO SABENDO-O LONGE!
Enfim, EDUCAR é fazer-se desnecessários enquanto pai, enquanto mãe!