QUEM FEZ DO TRABALHO UMA PALAVRA FEIA?

Segundo Roberto Shinyashiki,o motivo da palavra trabalho ter se tornado uma palavra feia,foi o fato de que, através dos tempos o trabalho ter sido usado como o maior instrumento de exploração humana.Soldados de exércitos derrotados eram transformados em escravos como punição pela sua fraqueza.

Por isso,TRABALHO vem do latim TRIPALIARE,que significa torturar.

Tripalium por sua vez,significa instrumento de tortura.

Quando um escravo não obedecia,o seu amo o mandava tripaliare.

Por isso a palavra trabalho, foi, ao longo dos séculos, adquirindo

essa feiúra,pelo fato de os mais fortes o usarem como instrumento de coisificação do ser humano.Sempre os mais fortes procurando separar a sociedade entre os que mandam e os que obedecem;esses últimos

sendo sempre encarados como seres menos dignos ou desprovidos de dignidade.Então, por isso, até hoje a maioria dos patrões busca explorar ao máximo seus empregados pagando-lhes o mínimo possível.

Com honrosas exceções,claro...Sabe-se que em todo o mundo, milhões trabalham exaustivamente,mas mesmo assim não desfrutam da dignidade que deveria proporcionar-lhes o trabalho.Se a tortura não é física, é psicológica,fazendo com que o trabalho torne-se para o trabalhador,essencialmente escravo.

Será por isso que muitos tem horror a trabalho?

Trabalhar é algo maravilhoso,originalmente foi criado para ser assim,

prova são as maravilhas de toda a criação espalhadas por esse vasto universo de Deus,que é o originador do trabalho prazeiroso e dignificante,sendo ele mesmo, um exímio trabalhador.

Então agradeça sempre por ser capaz de trabalhar.

E tendo outros como seus subordinados,trate-os com respeito

conferindo-lhes dignidade,pois o trabalhador é digno,não importa a função que exerça.

Elenite Araujo
Enviado por Elenite Araujo em 03/02/2011
Reeditado em 05/02/2011
Código do texto: T2770232