O QUÊ REPRESENTA A VIDA?
RESPOSTA A UM GENTIL EMAIL DE MINHA PRIMA.
O quê representa a vida? Pergunta avassaladora como questionar como ela surge. Nada nem ninguém pode fazer nenhuma afirmação sobre esse tema, surgimento da vida. É desafio permanente que só encontra justificatica no desconhecido, no Primeiro Movimento, Deus. Estamos diante da maior causa que gerou o efeito vida, mas permanece inacessível à inteligência, como sua representação difusa.
A vida na projeção do que seja viver, na sua representação, é saga da humanidade, história que compõe vitórias e tragédias. Muitos valores foram conquistados e estão representados, os homens vivem na diversidade de valores, o pêndulo do bem e do mal da humanidade, tudo segundo escolha que a faculdade do arbítrio lhes deu.
Ressai inquestionável, contudo, que um exclusivo valor forra todos os outros de fina seda em viver na conformidade com a consciência inviolável, o amor. Com ele e por ele se formam as amizades, se aproximam as afinidades, se irmanam os desiguais, se cativam os iguais, se perdoam os que são credores de perdão.
A grande representação da vida que preenche todos os espaços é o amor, só ele é capaz de unir, nunca traz ruptura, harmoniza antes de separar, santifica o pecador pela comiseração, exculpa a visão deformada do ser humano, pois compreende sua fragilidade, absolve a inocência que peca no arrependimento eficaz, fortalece a ressurreição do caído porque conhece os limites da natureza humana; ama antes de tudo seu semelhante.
Essa é a compreensão do incompreendido ensinamento que continua recusado, maior representação da vida, legado generoso do Cristo; “amai-vos uns aos outros”.