AS VITÓRIAS RÉGIAS VÃO MORRER NA VOLTA GRANDE DO XINGU



O Rio Xingu tem muitas nascentes situadas no Estado do Pará.
Então se forma um rio de água límpida e volumoso, Ele precisa dar voltas pela terra onde faz seu caminho, porque as curvas retêem a impetuosidade do volume da água, É muito sinuoso em grandes voltas; é maravilhoso.
 
Formam-se várias águas que se unem engrossando o XINGU. MUITAS CURVAS.

Entendo isto pois na Faculdade de Engenharia tive uma matéria que se chamava MECÂNICA DOS FLUIDOS, dificílima, aliás era a matéria mais temida por ser absolutamente muito difícil e o professor Flores era famoso por não perdoar, muito aluno tomava "Pau". O estudo era básicamente estudar TUDO de uma molécula de água PERCORRENDO TODAS AS SITUAÇÕES POSSIVEIS, em velocidade, em embates de obstáculos, em passagem estreita, em passagem expandida, em livre e natural fluxo, em queda, em desvios, enfim eram estudadas todas as possibilidades da unidade de água sofrendo os impactos ao longo do seu percurso em canos, tubos, manilhas, tuneis, canais, etc/ Era um estudo teórico c/ mil fórmulas e resultados.
Para mexer c/ água tinha que ser um engenheiro tecnico especializado porque eram de muita responsabilidade as obras que mexiam com a água nas suas mais diversas situações, inclusive no subsolo.

O Xingu nasce abaixo do Amazonas e "perto" da foz quase e vai subindo até encontar o Amazonas engrossando-o mais. Um tanto antes de desaguar ele faz uma grande volta numa grande área à direita, no Pará, tal região até se chama deVOLTA GRANDE

Pois bem o projeto
  das Usinas hidrelétricas vai fazer duas barragens e esta região ficará sem rio, sem água. E é habitada pelos indios, por populações ribeirinhas, e areas de florestas e partes de águas rasas onde crescem a vitórias - régias.

É um grande desastre ecológico. É IMPERDOÁVEL TAL CRIME CONTRA A NOSSA TERRA, NOSSA GENTE E NOSSAS RIQUEZAS DA FLORA E DA FAUNA.