Teatro - Merda para vocês
Há alguns anos atrás, conheci o Euclides França, diretor de teatro, e ele me ofereceu um papel na peça “Vidas Secas”, onde eu faria duas ou três entradas incorporando um retirante que entrava em cena declamando algumas poesias relacionadas ao tema.
A princípio fiquei meio temeroso, pelo simples motivo de jamais ter pisado em um palco, e para dizer a verdade nunca me havia passado pela cabeça tal situação.
Após alguma insistência por parte dele resolvi aceitar o convite, com a condição de primeiro fazer uma experiência e se caso me adaptasse eu aceitaria fazer parte do grupo.
No fim deu tudo certo e após seis meses de ensaios veio o dia da estréia.
Antes de entrarmos em cena eu vi o Euclides conversando com um amigo que também era ator de teatro e que estava ali para nos prestigiar. Aproximei-me curioso para ouvir a conversa e fiquei indignado quando o sujeito ao se despedir do Euclides disse para ele:
----Deixa eu me acomodar ali na platéia com o pessoal que veio comigo e “Merda para vocês”.
E mais indignado ainda fiquei quando vi o Euclides esticando a mão para cumprimentá-lo e depois respondeu:
----Obrigado! Espero que vocês gostem do espetáculo!
Assim que o sujeito saiu, eu interpelei o Euclides.
----Que porra é essa? O cara tá desejando merda para nós? E você ainda disse obrigado?
Depois de dar muita risada ao perceber que eu estava nervoso com a maneira que o rapaz se expressara, ele me explicou:
----Existem várias versões que explicam a origem dessa expressão. Uma delas, e que por sinal é a que eu acho que mais condiz com a verdade, é de que tenha surgido há muitos anos atrás na França, quando as pessoas se utilizavam das carruagens para irem ao teatro. E é lógico, como esses veículos eram puxados por tração animal, da para imaginar o merdeiro que ficavam as ruas. E para saber se o espetáculo tinha tido uma boa bilheteria era só olhar pela quantidade de dejetos animal esparramados pelo caminho. Se houvesse pouca merda, a bilheteria tinha sido um fracasso. Ao contrário, com muita merda pelas ruas, era sinal que a bilheteria tinha sido um sucesso.
Foi ai então que descobri que “Merda para vocês”, na linguagem teatral, significa: “Que vocês tenham uma boa bilheteria”, ou “Muito sucesso para o espetáculo”.