Vamos anime-se...

para conhecer:

Kenzaburo Oe; e a escrita oriental deste Nobel.

Kenzaburo Oe nasce em Orse, na Ilha de Shikoku, sul do Japão, terceiro filho de uma família tradicional na linhagem samurai em 31 de Janeiro de 1931.

Kenzaburo Oé tinha apenas seis anos de idade, quando a Segunda Guerra Mundial rompeu no seu país, e a sua primeira escolaridade ficou marcada pelo fanatismo dos ideais imperiais nipónicos. O seu pai faleceu em combate no Pacífico em 1944. Perdeu também a sua avó nesse mesmo ano, ficando sob a tutela espiritual da sua mãe.

Pouco tempo após a derrota do Japão, em 1945, Kenzaburo Oé ingressou numa escola secundária da cidade de Matsuyama. Revelando prestações exemplares, foi admitido em 1954 no curso de Literatura Francesa da Universidade de Tóquio, que concluiu em 1959.

Inicia a sua vida literária como contista em 1957, com a publicação de Shisha No Ogori e, logo no ano seguinte, viu o seu primeiro romance, Memushiri Kouchi (1958, Não Matem O Bebé ), ser recompensado com o Prémio Literário Akutagawa. Descrevendo o impacto da guerra sobre a mentalidade da juventude rural japonesa, Oé demonstrava claras influências por parte da literatura francesa sua contemporânea.

Ele recebeu o Prêmio Nobel de Literatura de 1994, ele demonstra em sua obra a relação de seus contemporâneos com o passado feudal do Japão, sua natureza e seus mitos.

Estuda literatura francesa na Universidade de Tóquio. Entre os escritores que mais marcaram e influenciaram o seu trabalho estão os franceses: Balzac e Jean-Paul Sartre, sobre o qual escreve uma tese ao final da faculdade.

Sua ficção reflete a decadência do Japão tradicional no período pós-guerra, com a qual convive já adulto.

Seu trabalho mais conhecido no Ocidente é o livro "O Grito Silencioso", publicado no Brasil pela "Francisco Alves" em 1974. O livro conta a trajetória de um homem que, ao buscar conciliação com seu passado, depara com o passado de seu país, o Japão feudal.

O escritor tem publicado também no Ocidente "Narrativa sobre as Maravilhas da Floresta", "Dias Tranqüilos" e "Um Eco do Céu".

Prémio Nobel da Literatura em 1994, Kenzaburo Oé nunca deixou de escrever, spresenteando os seus leitores com obras como Jinsei No Shinseki (1989), Boku Ga Hontu Ni Wakakatta Koro (1992) e Tsugaeri (1999).

Kenzaburo Oé. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011.

Jovens de um novo tempo, despertai! Kenzaburo Oe Companhia das Letras 304 págs