O CAMINHO É ESTE !

 

    Sei que não é o mais bonito, tem muitos buracos , poeira e várias pedras no caminho. Também não tem dessas luzes que ofuscam e enganam , mas sei que o caminho é este.

     Não tenho nenhuma dúvida quanto a isso e estou afirmando com toda essa tranquilidade porque já me enganei antes, já tomei alguns caminhos errados , tudo isso porque me deslumbrei pelas facilidades e tentações que a vida oferece.

     O interessante é que nas outras vezes que tentei tomar atalhos tentadores e fascinantes cai tão feito, mas tão feio que não fiquei só com os joelhos ralados, isso lembrando minha época de criança travessa.

     Levei tombos muito feios e que não ficaram só resumidos em pequenos cortes nas mãos ou cicatrizes na testa . Alguns desses tombos me assustaram tanto que cheguei a pensar que nunca mais voltaria a caminhar.

    Mas consegui me erguer, tive muita ajuda para isso e depois de outras tentativas, inúmeras quedas e fracassos, finalmente encontrei a trilha certa.

    Quando era adolescente, que aliás é aquela fase da vida em que a gente imagina que sabe tudo e pode muito mais, me deparei com uma dessas estradas traiçoeiras. Muito brilho, mulheres em trajes sumários me convidando a entrar em várias portas , e em cada um delas lia letreiros brilhantes e altamente sugestivos : drogas, bebida, fumo, sexo desvairado e outros que felizmente nem me lembro.

    Me sentindo o mais livre e poderoso dos homens e até para ter o que contar para outros adolescentes medrosos que considerava autênticos idiotas, resolvi penetrar naqueles labirintos de luz, beleza e perdição.

    Os anjos estavam me protegendo e eu não sabia ou não queria perceber. Experimentei primeiro o cigarro e detestei, visto que na primeira tragada engasguei e tossi tanto que tive medo dos pulmões saírem pela boca.

    Extremamente curioso quis saber o que era o sexo desvairado mas, por uma dessas casualidades inexplicáveis no mesmo dia que , às escondidas , fui visitar um daqueles antros de prazer pago , coincidiu com uma monumental batida policial e por pouco não fui apanhado e sendo menor, seria preso e quem sabe ficaria marcado por muito tempo, além do enorme desgosto causado a família . Por medo, nunca mais voltei aquele lugar .

    Não quis experimentar nenhum tipo de droga até porquê, me aterrorizava o estado lastimável dos viciados que conheci e convivi , mas não resisti a tentação do álcool e mesmo jovem, me envolvi intensamente com todo tipo de bebida .

    Custei a perceber o risco que estava correndo , tão jovem, ainda sem fios no bigode que chamassem a atenção e quase um alcoólatra.

    Tudo isso aconteceu para que eu pudesse aprender que nem sempre os melhores caminhos são os melhores caminhos.

    Com o tempo aprendi a desconfiar de estradas retas, sem movimento e que estivessem infestadas de tentações fáceis .

    Percebi que as duras caminhadas, as mais difíceis, as mais demoradas é que realmente me levaram a algum lugar. Quase sempre aos melhores lugares.

    Hoje , ainda bem , já não preciso procurar desvios ou pontes que balançam sobre precipícios.

    Sigo por esta estrada que apesar de nem sempre estar asfaltada, iluminada e reta, ainda é o melhor caminho. É claro que por onde estou seguindo existem armadilhas.

    Na vida, sempre vão existir armadilhas mas, com o tempo estou aprendendo a ignorá-las e não me surpreenderia se estivesse desenvolvendo uma espécie de radar que me ajuda a desviar delas, mesmo sabendo que  continuarão ali, sempre prontas para aprisionar os incautos, os soberbos, os excessivamente confiantes e os orgulhosos.

    Sigo por este caminho, às vezes com pedras e chuva que me atrasam um pouco, mas quando olho para o alto e para a frente , fico mais certo de que é por aqui que tenho que seguir.

    Se alguém quiser me ouvir, se alguém quiser saber um do pouco da minha longa viagem, podem ter certeza e nenhuma dúvida de que o caminho é este......

 

 

 

 

                    *******************




.....às vezes gosto de abrir minhas velhas gavetas e mostrar alguns dos meus textos antigos....este é um deles.....





(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 29/01/2011
Reeditado em 01/04/2013
Código do texto: T2759962
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.