11 de Setembro em Paris
Segundo o roteiro turístico, ninguém vai a Paris sem visitar a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e a Catedral de Nortre-Dame, entre outros atrativos. Chegamos lá à tardinha e já à noite fomos conhecer a Torre. Queríamos subir até o topo para de lá contemplarmos a vista panorâmica da “Cidade Luz” com alcance de 360 graus. Acompanhava-nos um simpático casal de Maceió, que conhecemos na viagem, cujo marido não perdia oportunidade para provocar sustos em sua mulher. Ainda na fila da bilheteria, diante da onda de boatos sobre ameaças de bombas, ele aponta para o relógio e diz para a mulher: “veja que data é hoje – 11 de setembro”. Ela, com o olhar de pânico, grita: “Você é doido!!! Depois de tantos boatos, ainda vem lembrar essa data?”
E ele ainda diz: “por que esse medo, mulher? – Se acontecer alguma coisa seremos manchetes em todos os jornais – “Brasileiros Morrem na na Explosão da Torre de Paris”.
Mesmo assim, ainda não desistimos. Fomos até o último andar para vermos do alto o que todo visitante almeja ver: “A bela noite de Paris iluminada”. Diante de tanta beleza, esquecemos as ameaças e só descemos quase à meia noite. Se tivéssemos deixado para o dia seguinte, não nos teria sido possível visitá-la, uma vez que foi interditada, configurando assim que havia de fato ameaças.
E eis que, no Museu do Louvre e na Catedral de Notre-Dame, ainda andávamos assustados, pois que diziam que ali também eram alvos de atentado.