DA LITERATURA
Hoje eu acordei meio "didático" (motivo pelo qual desde já peço desculpas).
Também pudera, com o sonho que tive nesta noite: Sonhei com os Clássicos.
Todos os povos civilizados tiveram uma Literatura, reflexo do pensar e do sentir -da alma, penso eu-
China, Japão, India, Persia, tiveram e têm a sua Literatura ...
... mas no meu sonho apareciam especialmente a daqueles povos que mais diretamente influenciaram nossa formação ocidental.
A mais antiga e a mais sublime é a do povo hebreu, que por meio de suas melhores obras, compuseram o "Antigo Testamento" da "Biblia".
A Literatura do povo grego se fez mais presente em meu delirio, pujante Literatura que a partir do século VIII antes de Cristo, nos apresenta seus poetas épicos (Homero, autor da "Ilíada" e da "Odisseia"); os dramáticos (Sófocles, Ésquilo, Eurípides, Aristófanes); os líricos (Píndaro, Anacreonte); os historiadores (Heródoto, Tucídides, Jenofonte); os oradores (Demóstenes); os fiósofos (Sêneca, Platão, Aristóteles).
Eu me deliciava ...
Então apareceram os romanos ... dominadores do povo grego, que se deixaram dominar pelas belas artes superiores dos vencidos. Assim, de certa maneira, a Literatura latina é a continuação da grega.
Em Roma floreceram poetas como Virgílio, Horácio, Ovídio; oradores como Cícero e historiadores como Tito Lívio e Tácito.
Foi nesse instante que deram o ar de sua graça os escritores cristãos, dos primeiros séculos de nossa era, que continuaram usando, alguns, a Literatura grega do Império do Oriente, e outros, a Literatura Latina, que é a língua de Roma ... foi assim que travei conhecimento com os autores latinos e cristãos, como o filosofo Santo Agostinho, o filologo São Jerônimo, São Ambrosio e Tertuliano, e alguns gregos cristãos como São João Crisóstomo e São Basílio e dos dois Gregórios, o Nacianceno e o de Niza.
... todos, enriquecendo as respectivas línguas com palavras e um tesouro de ideias superiores ...
que eu corri a contar-lhes, antes que o sonho fugisse da mente em decomposição, deste pseudo escritor e aprendiz de poeta!