Valor da Liberdade
Certa vez um homem foi questionado sobre o valor da sua liberdade, este então sabiamente respondeu:
Quando eu era criança, ainda não andava sozinho, e no colo dos outros ia, ora sorrindo, ora não, para onde não queria ir, ficava em lugares que não gostava e voltava de outros que queria ficar, com o passar do tempo comecei a andar, um passo de cada vez, mas ainda não podia ir sozinho aos lugares que imaginava poder ir... Tudo era controlado pelas regras, normas e disciplinas aplicada com o rigor do sistema, e os dias se foram numa marcha controlando para construir valores e dignidade, diante da postura correta do ser, atingi minha independência física agregando à idade jovial, percebi então que tinha sentimentos, dentro peito, saltitante coração menino, acelerado com responsabilidade do primeiro amor, e o segui, desde então perdi toda liberdade que conquistei e passei a ser dependente outra vez, hoje já na meia idade, não posso mais andar sozinho, meu coração dita as regras e meus pensamentos obedecem, meus passos cansados pelos dias, vão lentamente um pós outro pausadamente, entendo que agora a segunda metade pode ser menor que a primeira, precisando de uma mão para me conduzir, receio que chegará o momento que alguém tenha que me carregar no colo novamente e irei reviver todo o inicio da minha existência, sendo conduzido a lugares que não almejo e aos que desejo não pode ir, depois de tudo isso, vem perguntar qual é o valor da minha liberdade? Não entendes que ser nenhum terá valor quando privado sua liberdade, se não fores livre um dia, saberá o seu valor...
Márcio de Oliveira
27/01/2011