A VIOLÊNCIA EXPLÍCITA

A VIOLÊNCIA EXPLÍCITA

Poderíamos usar diversas sinonímias para a violência que assola nosso Estado e o Brasil. Cidades e capitais, antes pacatas, hoje estão repletas de fatos delituosos geradores da violência. As autoridades envolvidas com os problemas da Segurança Pública pecam demasiadamente, pois o primordial é investir no homem, mas não investem, no entanto preferem gastar bilhões em publicidade para tentar iludir os neófitos e os menos esclarecidos no setor da inclusão social. Parece até que a convivência da comunidade com a violência é coisa normal e corriqueira. Na realidade os governos mudam secretários de Seguranças, substituem os comandos das Polícias Militares, Bombeiros Militares e Superintendentes da Polícia Civil, mas a violência não minora parecendo até um olho d´água que nunca seca por mais água que você retire.

Isso acontece porque os envolvidos em segurança atiram a esmo. Acertam em cheio nos que não viram e pontuam em demasia nos que não viram. Parece hilário a situação, mas a realidade é pura e verdadeira. Infelizmente não se faz segurança com belas viaturas e portentosas delegacias, visto que a diretriz principal, o homem não consegue ganhar o suficiente para alugar uma casa, oferecer uma educação digna para os filhos e o básico, uma alimentação condizente para ele e seus familiares. A PEC 300 – cantada em verso e prosa na Câmara Federal como solução para minorar os efeitos da violência no Brasil foi esbarrar na gaveta do atual vice-presidente Miguel Temmer, quando ele exercia a presidência da Câmara dos Deputados.

Precisamos de um dia no qual possamos dar uma pausa no trabalho; de um período de 24 horas durante o qual as engrenagens parem de rodar e o motor seja desligado. Precisamos parar... Diminua o ritmo. Se Deus mandou parar, é porque você precisa. Se Jesus também deu o exemplo, é sinal de que se trata de uma necessidade. Tire um dia para dizer “não” ao trabalho e “sim” ao louvor a Deus. “Perseguição, morte e apreensão de armas pesadas, na BR-116, dinamites, fuzis e escopetas foram apreendidos”. Polícia percorreu mais de 30 quilômetros da BR-116 em busca de dois homens. Após troca de tiros, um dos bandidos morreu e o outro fugiu. No carro, foram encontradas 11 armas e quatro bananas de dinamite prontas para explosão.

Polícia suspeita que o material fosse usado para assaltos a banco ou resgate de presos. Será que um político teria coragem de acompanhar uma ação desse quilate em que a polícia lida com muita naturalidade, mesmo correndo o risco de morte. Fato inusitado no Bom Jardim um dos bairros mais violentos de Fortaleza. Grupo aluga ônibus para ir ao enterro e é detido pela Polícia Militar. Veículo transportava 20 pessoas. Dentre elas, cinco portavam armas e munições. Um homem foi preso e quatro adolescentes foram apreendidos. Segundo denúncia, eles usariam o material para vingar a morte do amigo. O Bom Jardim é um bairro que tem problemas históricos com altos índices de criminalidade. Por lá, já foi implementado até um programa do Governo Federal chamado “Território de Paz”.

Contudo, homicídios permanecem em alta. Isso quer dizer que o programa do Governo Federal morreu no nascedouro. No acontecimento anterior perseguição, morte e arsenal apreendido pela Polícia Militar a Polícia suspeita que os explosivos seriam utilizados em roubo a banco ou para resgatar presos. Outros dizem que são quadrilhas dispersadas do Rio de Janeiro que estão atuando em Fortaleza, Recife e Salvador par angariar dinheiro para comprar armas de grande poder de fogo e voltar aos morros do Rio de Janeiro para revitalizar o tráfico de drogas. Cuidados senhores os traficantes podem estar se arquitetando para dar uma resposta mais violenta ao governo do Rio de janeiro. A BR-116 é a principal ligação do Ceará com os estados do Sudeste e Sul brasileiros. É por onde passam diariamente milhares de veículos, característica usada pela dupla de bandidos na hora da fuga.

Senhores governantes reforcem as nossas fronteiras, senão o fim será trágico. Que a presidente do Brasil também planeje com o ministro da defesa maior segurança para as nossas fronteiras, pois o descaso é total. Muitos estrangeiros ocupam irregularmente a Amazônia e ninguém toma providência. Já patentearam lá fora produtos genuinamente brasileiros. Pode Freud? Outro fato marcante publicado na mídia escrita cearense é de que o TCU (Tribunal de Contas da União0 vê risco de Fortaleza ficar sem a copa de 2014). Ministro do TCU, Valmir campelo, mostra preocupação com a situação das obras de mobilidade urbana na capital para a Copa de 2014. “Tem gente que diz que não existe possibilidade de redução das sedes, mas existe sim”, afirmou, em visita a Fortaleza. Seria muito bom que ficasse sem a Copa, pois denotamos a inércia do governador do Estado e da prefeita. A cidade com as últimas chuvas está mais esburacada do que era antes, e o governador não consegue fortalecer o básico que é a infraestrutura. O Ceará clama por responsabilidades nas obras, mas quem quiser tirar conclusões plausíveis e só visitar as obras do Metrofor e as obras inacabadas tanto do governo como da prefeitura. É uma vergonha! Promessa do Tribunal de Justiça do Ceará afirma que serão 100% virtual até 2012. Nos últimos dias como presidentes do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), Ernani Barreira lamenta a história morosidade do judiciário, mas projeta breve aceleração com sistema virtual.

A violência nas escolas aumenta assustadoramente e tem deixado os professores com os nervos a flor da pele. My God será que não aparece um homem de pulso para amenizar a situação caótica que a violência desenfreada tem proporcionado à sociedade brasileira? Estamos à espera, mas pelo andar da carruagem vamos ter que esperar sentado, pois em pé cansa! Vejam que gracinha: “Governo quer mudar “lei da pobreza”“. Após ouvir entidades, vice-governador Domingos Filho decidiu enviar à Assembleia que muda ponto inconstitucional da lei, aprovada em dezembro, que restringe alguns serviços públicos a quem até 255 reais. Presidente eleita afirmou que irá acabar com a pobreza no Brasil, promessa que Lula também fez, mas não conseguiu o seu intento. É tudo um bando de demagogos. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA AVSPE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 27/01/2011
Código do texto: T2756057
Classificação de conteúdo: seguro