Reflexões sobre um tema





Reflexão sobre um tema... Que tema? O tema da vida, da existência, do amor.
Muitos tentam, alguns conseguem chegar a uma proximidade disto. Escrever de improviso, escutando jazz e tomando um bom vinho. Dia escuro, sábado cinzento, chuva fina. Os pensamentos correm, a censura cessa, mas o compromisso com a verdade interior é inevitável.
Muitos se atrevem a descrever a vida. Audácia sem limites, pois ela transcorre no nosso corpo e na nossa alma sem que possamos
interferir. Esta é a verdadeira beleza da existência humana. Menores momentos, aparentemente sem nenhum valor, guardam importância que só tomamos conhecimento bem após terem ocorrido. Uma lembrança, um sentimento de que certo acontecimento não nos é estranho... Isto acontece com frequência.
Seguimos nosso caminho, sem entender a realidade que nos cerca. A realidade da vida, das coisas simples, do dia-a-dia, e que muitas vezes não são simples como imaginamos. Surpresas acontecem, boas e más. Não adianta clamar aos céus em protesto. Tudo o que temos é desconhecido. Não sabemos quem somos.
Nossa origem é mesmo proveniente da grande explosão, o big bang tão falado pelos estudiosos em Cosmogonia? Ou é apenas mais uma hipótese da Criação? O que fazia Deus antes do mundo ser criado? A pergunta não é minha, mas de um grande sábio, chamado Agostinho.
É um dos doutores da Igreja Católica Romana, e não se pode desprezar o seu pensamento filosófico como homem normal.
A grande e famosa pergunta de quem somos, de onde viemos e para onde vamos não tem resposta lógica. A Vida não está sujeita à equações matemáticas.
Mas existe uma certeza. A certeza do amor. Amor ao mais próximo, amor à Vida, amor a quem está conosco dentro da mente... E do coração.
Esta é a verdadeira e única explicação para a existência.