Incoerência Turística
Sertanejo do vale do São Francisco, nordestino apaixonado pelas coisas do Brasil, estava com a consciência doída pelo fato de já ter ido duas vezes a Londres e nenhuma a São Paulo. Somente agora, há poucos dias, fui conhecer a maior cidade do Brasil e uma das maiores do mundo, a sexta colocada, segundo informações do nosso “amigo Google”. Mesmo assim, fui em excursão, em que o tempo é cronometrado para cada lugar e cada coisa. Tempo para a Capital, tempo para Campos dos Jordão, Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista, onde o clima e a fé religiosa são os principais atrativos. Na capital da garoa, fugi do roteiro da excursão para não perder algum ponto turístico ligado à cultura, a exemplo do Museu da Língua Portuguesa, na famosa Estação da Luz. Num domingo pela manhã, quando o trânsito é favorável, fiz uma city tour de taxi, com um mapa na mão e pedindo ao taxista para passar por cada um dos lugares escolhidos. Se não conheci, ao menos vi os principais pontos históricos da grandiosa São Paulo, o coração do Brasil. Enquanto isso, algumas pessoas do grupo se limitaram ao instinto consumista, não arredando o pé da 25 de Março, Santa Efigênia e José Paulino, além de Shoppings à noite, cada qual segundo os seus interesses.
Espero ainda voltar lá, livre de excursão, para curtir outros atrativos da grande cidade, que não é só trabalho, mas também muita cultura. E num belo domingo poder visitar amigos e parentes que há muito tempo escolheram como berço o centro econômico e financeiro do país.