LETRAS

Letras! Pouco mais de vinte constituem nosso alfabeto. Em verdadeiro entrevero formam palavras e frases. Daí, surgem os textos em verso ou em prosa.

Os textos podem se apresentar como verdadeiro cardápio para o gosto do leitor - científicos, filosóficos, sociais, artísticos, sacros, enfim, uma variedade de assuntos que vão preencher livros e estes, as bibliotecas.

É na literatura - a república das letras - que os escritores, poetas, romancistas e outros encontram-se à vontade. Alí, embaralham, desfiam, tecem, desembaraçam palavras para produzirem seus textos.

"O amor é mais precioso que a vida, e a honra mais preciosa que o dinheiro. mais preciosa que ambos é a palavra", segundo Herbert Spencer. E a palavra é a personagem principal, aquela figura indispensável para expressar pensamentos, ideias, afirmações, conceitos, julgamentos, comunicação, sabedoria, conversa com Deus na oração, e muito mais.

O uso de palavras rebuscadas muitas vezes torna a leitura cansativa.

Paul Valéry afirma: !Entre duas palavras, escolha sempre a mais simples. Entre duas palavras simples, escolha sempre a mais curta.

É dessa forma que muitos escritores vão tecendo seus textos, cada um com estilo próprio, individualizado.

A imaginação povoa as páginas dos livros.

As palavras podem nos alegrar ou entristecer, podem ferir ou curar, podem condenar ou absolver, podem libertar ou aprisionar...

Elas podem declarar amor ou ódio e fazer amigos ou causar inimizades.

Segundo Frei Beto "A palavra fere, dói. Dita no calor de mágoas ou ira, penetra como flecha envenenada. A palavra salva. Uma expressão de alegria, acolhimento ou amor é como a brisa que ativa nossas melhores energias".

O escritor tem - nas palavras - uma arma para lutar pelo bem da Humanidade, para lutar pelo Meio Ambiente, para fazer da Literatura uma espada flamejante, mágica, sem gume, capaz de impulsionar o progresso, proporcionar vários benefícios entre eles um dos mais importantes: a PAZ.

Marísia Vieira
Enviado por Marísia Vieira em 25/01/2011
Código do texto: T2751586