PATRÍCIA: A 1ª DE 2011 NO FUTEBOL.
Patrícia Amorim, mostra neste ano de 2011, que ninguém espere dela uma dirigente com toques indeléveis de mãos femininas, pelos coloridos de retórica, na contingência de uma ação leniente, em face da sua ternura de mulher, porque ela mostra que na ‘queda de braço’ com os homens fortes do futebol – a classe da cartolagem – tem fôlego de sobra para vencer as batalhas ‘campais’, além, é claro, dos duelos de bastidores, já que venceu com classe a pendenga de repatriamento do atleta Ronaldinho Gaúcho.
Hoje, mostrou também que sua atuação no campo das categorias de base, tem se transformado em excelente motivadora dos seus pupilos, diante da vitrine que exibiu na Copa São Paulo – A Copinha – através de um elenco de jovens atletas de bom nível que, desde o início da competição, demonstravam competência dentro das quatro linhas, tanto que este articulista em Crônica intitulada “Embate de Saia”, publicada algumas semanas atrás no site www.recantodasletras.com.br, já apontava o time de Flamengo dessa Copinha, como uma equipe briosa e cheia de talentos, ao proferir elogios à sua dirigente “Mor”, na área de sua atuação como dirigente feminina, anotando que ela (dirigente) estava atenta para esse aspecto de evolução no clube que dirige.
Assim, o “Bi” conquistado pela equipe Rubro Negra, não foi novidade alguma para os cronistas mais atentos, haja vista que a equipe em questão saiu-se vencedora do certame, com méritos, pois, além de conquistar o título, ainda leva na sua bagagem vencedora o desempenho da invencibilidade, já que conquistou o troféu sem perder uma única partida.
Notadamente, neste mundo ‘machista’ do futebol, ainda impera a lei do varão, até porque somos o país mais famoso do mundo do futebol e temos equipes de futebol feminino que perambulam pelas periferias do profissionalismo, por não termos competições que possam valorizar nossas atletas, tanto que Marta conquistou a maior parte dos seus títulos de ‘melhor do mundo’ fora dos nossos torrões natais.
Oxalá, esse tipo de evolução que se projeta em dois aspectos diferentes, mas, que clamam por uma mesma solução, ou seja: A projeção da mulher e rompimento das barreiras machistas, possam ser uma tônica que alavanque ainda mais as nossas necessidades de termos em todos os campos da vida humana, a presença constante da mulher, porque se ela é imprescindível para o nosso lar, por que não seria para nossa sociedade?