QUE TÍTULO COLOCAR AQUI?

1 OU 2?

1. Cheiro de churrasco no domingo..

2. Duas solitárias num domingo limpo...

Podem perguntar:

- Por que... “num domingo limpo”...?

Também são duas alternativas:

1. Na hora me lembrei de uma peça de teatro de Plínio Marcos, que assisti quando jovem em São Paulo no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), chamava-se “Dois perdidos numa noite suja”.

2. Como não estou escrevendo à noite, mas num domingo e como o domingo não é sujo, mas limpo, ficou isso aí: domingo limpo! E, para completar, as duas solitárias sou eu e uma amiga de Joinville que não conheço pessoalmente, mas que parece ser minha amiga há milhares de anos! Não estamos perdidas, somente solitárias... Sem os filhos por perto...

O primeiro título veio de um comentário dela enquanto conversávamos através da internet no domingo passado. Ela dizia que, quando sai de casa e anda pelas ruas do bairro, o que mais toca seu coração é o cheiro de churrasco que lhe faz lembrar família ou amigos reunidos. E eu tenho um poema que até se chama “Domingo já foi pra mim...”!

Pronto, essa parte já está explicada.

O que segue são os comentários de parte a parte, ao desabafarmos uma à outra sobre a dificuldade de enfrentar, sozinhas, um domingo sem a companhia dos filhos.

Ela dizia um comentário, eu concordava. Eu dizia outro, concordava ela. Com bom humor, ela disse que será um verdadeiro libelo aos filhos omissos! E continuou falando e colocando entre uma palavra e outra o famoso – rsrsrsrs – mostrando seu bom humor e brincadeiras.

- Não é verdade, amiga? Não adianta depois ficar chorando ao lado do nosso caixão! rsrsrs

Concordei e ela continuou:

- E depois vão dizer: ah! Ela era tão legal Tão boazinha! Fazia tanta coisa... Escrevia tão bem! Queremos ser reconhecidas enquanto vivas! Queremos carinho, ser e sentir ser gente e interagir com eles!

Concordei na hora, claro! E completei mais um pouco:

- Deveriam falar entre si sobre quem vai chamar a mãe para o almoço no próximo domingo! Não custaria nada! Afinal são tantos!

Ela tem menos filhos, mas assinou em baixo do que escrevi. Depois, dando as risadinhas, continuou:

- Mas não, ficamos chatas, rabugentas, etc etc... E não suprimos mais as expectativas deles como pessoas. Aliás, não ficamos, não. São eles que acham que ficamos assim!

- É mesmo! Sei lá... Deixamos de fazer parte de certa forma do mundo deles... Como se estivéssemos ultrapassadas!

- Eles só se lembram da gente quando têm problemas, quando estão numa pior. Daí, a mãe vira remédio! Rsrsrs.

Nessa altura, eu já não sabia quando era ela que falava, quando era eu. Ia escrevendo em um novo arquivo as frases a esmo mesmo, para não esquecer-me delas depois.

- Graças a Deus que treinamos o desapego!

Isso foi ela quem disse...

Retruquei já esfomeada, pois passara há muito a hora do almoço:

- Vamos agora almoçar nossa solidão! rsrsrsrs. O que acha?

- Solidão, não. Disse ela. Solidão é negativa, é quando sentimos a falta de alguém! Vamos almoçar nossa solitude. Essa, sim, é positiva! Solitude é estarmos a sós com a nossa presença.

- Nossa, amiga, você está muito sábia hoje! ‘Tá filosofando pra xuxu!

- Que nada!! Aprendi com a solitude dos domingos! Buda disse que temos que ser luz para nós mesmos: trilhar o caminho da escuridão sem ninguém, sem mapas ou guias!

- Acho que foi isso que fiz a vida inteira, só que não tinham me ensinado ou avisado que seria desse jeito!

- Pois é, a solidão pode ser amarga como jiló ou doce como cereja. Vai depender de como queremos encará-la.

- É mesmo. Prefiro encará-la como uma doce cereja. Sempre arrumo alguma coisa boa para fazer: escrevo, bordo, desenho, vejo filmes bons, de preferência comédias... E penso nos filhos... Deles não me esqueço nunca!

- Nosso tempo de mamãe, mamãezinha acabou. Temos que dar graças a Deus de termos cumprido nossa missão: filhos abençoados, corretos cidadãos do bem, felizes, bem casados ou solteiros, netos e até bisnetos maravilhosos! Agora, você tem razão, podemos dormir tranqüilas!

- Ainda não tenho a terceira geração! Aliás, nem a segunda. Nenhum dos meus filhos se casou ainda! Então, amiga, vamos almoçar? Farei vitaminas. Estou com preguiça de cozinhar só para mim! E você?

- Tenho almoço pronto! Sobrou do jantar de ontem! Rsrsrs. E olha, você vai ter a segunda e terceira geração! Espere pra ver! rsrsrs... Então, até outra hora. Cuide-se direitinho.

- Você também. Tiau.

Missão cumprida. Conversa terminada. Duas amigas satisfeitas, bem alimentadas, aliviadas, emoções e saudades controladas. Acabou o domingo limpo. Amanhã, dia de trabalho, atividades mil, notícias de todo lado.

Até breve, mães solitárias de um domingo limpo!

Rachel dos Santos Dias
Enviado por Rachel dos Santos Dias em 24/01/2011
Código do texto: T2749934