AS TALENTOSAS MULHERES GAÚCHAS

Iniciar uma vida artística para quem não pertence ao eixo Rio-São Paulo, nem sempre é fácil. Hoje, com a rapidez das comunicações, com o avanço da tecnologia, tudo se tornou mais acessível. Mas, não era assim há três ou quatro décadas atrás. Ao contrário, era dureza! O artista, fosse ele ator ou cantor, tinha que batalhar muito até ser reconhecido no "centro cultural" do País. As dificuldades eram grandes: distância, aspecto financeiro, ter alguém do meio artístico para dar um "empurrãozinho", etc. Ao contrário de hoje, o cara tinha que ser muito bom mesmo para ser reconhecido, aceito e fazer sucesso nas duas grandes capitais brasileiras.

Os artistas do Rio Grande do Sul enfrentavam muitas barreiras mas, mesmo assim, os bons sempre conseguiam furar o bloqueio e chegar a São Paulo ou ao Rio de Janeiro. Do Rio Grande, mais especificamente da pequena cidade de Flores da Cunha, despontou como modelo uma menina linda que, mais tarde, tornou-se uma musa do Teatro brasileiro. Falo de Maria Della Costa que os mais velhos devem conhecer, principalmente por sua participação na novela "Beto Rockfeler". Bela, fina, de porte elegante, era uma espécie de Fernanda Montenegro da época. Com o marido, Sandro Polloni, construiu o Teatro Maria Della Costa, projeto de Lúcio Costa e Oscar Niemayer. O Teatro Maria Della Costa é considerado um dos melhores da cidade de São Paulo. Pois, hoje, eu estava me perguntando onde anda Maria Della Costa. E descobri que, com 84 anos, viúva, está ainda atuante, administrando seu próprio hotel na cidade de Paraty.

Outra grande revelação foi Elis Regina, talvez uma das maiores cantoras da Música Popular Brasileira. Pois Elis, embora não alardeasse, era gaúcha. Aliás, naquela época, creio que até escondiam não ser da "região da fama", para facilitar as coisas. Pois Elis, muito nova ainda, impressionou com seu timbre de voz, sua maneira de ser e seu jeito diferente de interpretar. Com sua interpretação irreverente e à frente do seu tempo, tudo o que ela cantava fazia sucesso e ainda hoje é lembrada e ouvida por sua legião de fãs.

E no quesito beleza, não podemos esquecer Ieda Maria Vargas, a eterna Miss Brasil, a moreninha gaúcha que encantou o mundo com sua simplicidade, elegância e cultura. Sem falar de Gisele Bütchen que ainda está no topo das passarelas.

Giustina
Enviado por Giustina em 24/01/2011
Reeditado em 24/02/2014
Código do texto: T2749701
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.