O que Acontece com a Veja?
 
            A última Veja (edição 2201) traz uma matéria sobre a reclassificação astronômica que termina por afetar a Astrologia e como resultado muita gente vai mudar de signo. O efeito é que passei de escorpião para libriano. A informação mudou completamente a minha vida. Felizmente nunca me norteei (ou me desorientei) pelos astros, ou esqueceria de olhar para o chão correndo o risco de cair em um buraco.
            Tenho por mim que a dita revista anda caminhando para trás, na pior das hipóteses, um pouco lateralmente feito caranguejo. A futilidade da matéria supera a de um número recente (edição 2199) em que se podia medir o QI da Beleza! Isso mesmo: o QI da beleza. Certamente anda faltando QI na redação da revista. Será que de tanto bater no presidente Lula e nas famigeradas questões éticas oportunamente levantadas a resolveram virar Caras? Lula e o Pt podem dormir sossegados: se a revista continuar assim, em pouco tempo ninguém ligará para o que é publicado caindo no mesmo nível de crédito que merecem as informações das revistas dos movimentos sociais xiitas.
            Não precisamos de mais uma Caras. Quem quer comprar Caras vai à banca ou assina e pede. O mesmo não ocorre com o leitor crítico de Veja que precisa e requer informação – e que essa seja útil. Talvez seja apenas uma recaída devido ao calor do verão, mas espero que parem com as reportagens triviais e frugais ou serei obrigado a migrar para outra revista. Já o tentei, mas uma era muito Rede Globo e de Boninho já basta o que vemos no vídeo e a Istoé não conseguia chegar na data certa. Os meus vizinhos estavam sempre uma ou duas semanas à minha frente. Cancelei a assinatura e um dia me ligaram perguntando:
            - O Senhor cancelou a nossa assinatura. Espero não ter sido por culpa nossa...
            - Mas foi.
            - Por quê?
            - O exemplar, quando chegava, vinha com atraso de quase duas semanas... As notícias já estavam velhas.
            - E se eu garantisse ao Senhor que isso não mais acontecerá? Voltaria a assinar conosco? – Confesso que fiquei tentado, mas já havia até encomendado, de novo, a Veja, ademais, a Istoé ¨lulou¨ demais:
            - Sinto muito, já mudei de assinatura.
            Fico agora com exemplares quentíssimos da Veja tratando de assuntos de cabeleireiro. No entanto, a queda intelectual da revista me reporta a um evento mais grave: estaria o brasileiro ficando menos inteligente? Estaria a revista atendendo aos apelos de alguma pesquisa pública que fizeram e constataram que os leitores querem mesmo é saber das trivialidades? Caso seja verdade, estamos condenados a viver um tipo grave de epidemia em que nossos neurônios irão murchar. Naturalmente me lembrei de Saramago e do seu Ensaio Sobre a Cegueira no qual quase toda a população fica cega, à exceção de uma única mulher. E se todos nós ficarmos idiotas à exceção de Dilma? Não que isso seja mal, mas depender exclusivamente de alguém pode ser prejudicial à saúde.
            Por enquanto a revista ainda não estampou na capa as querelas do Big Brother, o que resultaria no caos. E de caos na minha vida já basta saber que não sou mais um escorpiano. Devo agora me portar conforme determinam os astros regentes do signo de libra. Entretanto, o pior mesmo foi saber que o meu QI de Beleza é ridiculamente baixo: aleluia!