MAÇÃ: FRUTA SUCULENTA!
MAÇÃ: FRUTA SUCULENTA!
Sim, eu sou pecador, absolutamente, todos nós somos pecadores, segundo a Bíblia Cristã. Na Religião, o surgimento da perversão e o vicio da humanidade tem como ponto de partida a tradição judaica, quando Eva, seduzida pela serpente, devorou a fruta e essa transgressão condenou mundo ao pecado e a morte. Mas qual seria essa fruta? A suculenta maçã! Vista na obra de Lucas Cranach, cujo titulo é “O Velho, Adão e Eva” (1531).
A maçã há milênios na historia, é usada no contexto simbólico, para indicar perigo, discordância e proibição, por exemplo, no mito grego a deusa Eris emprega a maçã pra criar conflito entre outras deusas, levando à guerra de Tróia. A fruta tem, também, relação com o sexo feminino, quando no medievo as mulheres eram rotuladas de mentirosas, suscetível de traição e de lascívia, herança da Eva judaica.
Enfim, ao partir a maça em sete pedaços, teremos os pecados, segundo o Tomas de Aquino: Vaidade (Alguém ganancioso), inveja (Sentimento de desejo da superioridade de outrem), ira (Ódio), preguiça (Morosidade, aversão ao trabalho), avareza (Excessivo de riqueza), gula (Além do necessário) e luxuria (Prazer sexual e material).
Assim, o individuo ao devorar qualquer dos pedaços acabara sendo punido se não se arrepender, ser perdoado e salvo dos tais erros cometidos, de acordo com as leis de Deus, porém, no aspecto psicológico, esses pecados, fazem parte do grande catálogo de características humanas, onde você e eu, não somos bons e nem ruins, a espécie humana é incompleta.
Por fim, o maior e verdadeiro pecado da humanidade, talvez seja a crueldade, ligado ao capitalismo, em que, os valores materiais, suplantam os espirituais, gerando o crime da indiferença.
Por: Lucas Expedito Claro Prado
PRADO, Lucas Expedito Claro. MAÇÃ: FRUTA SUCULENTA. Folha de Tayassu. Taiaçu, v. 21, p. 03, 10 de Janeiro de 2011.