O Rio De Janeiro no ano 2011

O Rio de Janeiro começa o ano com cara de cidade misteriosa, as medidas de “ajustes sociais”: UPP’s, Unidades de Plantões Médicos, Inclusão Social (Internet; Acesso a Livros). Na outra face, temos a ausência parcial do estado, a distância do Centro e da Zona Sul é proporcional para o tamanho daquela. A parcialidade se torna evidente na cobrança dos tributos públicos, o exagero não é verdade absoluta tendo como referência o Brasil. A ausência do Estado faz com que o estado do crime aumente; Nessa hipossuficiência, a fragilidade atinge o cidadão, maior e eleitor.

A vida segue entre a violência do tráfico e a tranquilidade asmática, sentimento confuso que faz Costa Barros (RJ) ser um lugar de antônimos. A cara do RJ tem mudado radicalmente nos últimos anos, tendo como objetivo a tranquilidade “dispinética”. As Unidades Pacificadoras são resultados de um esforço coletivo, isto é, vontade estatal e apoio civil em se conquistar a paz e tranquilidade subjetiva.

A Inclusão Social é verdade ainda em apenas alguns bairros da capital carioca, logo na chegada ao Rio de Janeiro pela Rodovia Dutra, temos a linha amarela, possuindo sinal de internet para os usuários da via. Medida que devia ser levada para os bairros carentes da cidade, a lógica social é que primeiro chegue a necessidade aos necessitados, parece até redundante; mas não no Brasil, a Zona Sul, bairro nobre, recebeu o sinal gratuito, enquanto bairros da Zona Oeste, carecem de serviços primários como saneamento básico.

A verdade relativa é que o Rio de Janeiro está se esforçado para mudar, ou ao menos melhorar o que se encontra em dificuldade, prova disso é as medidas de limpezas e segurança ao longo da cidade. Quem trafegar pelas Vias cariocas perceberá estruturas altas, que dividem a marginal e as comunidades; aos que ainda estão tentando imaginar, é como se fosse o muro de Berlim, dividindo o lado bom do ruim; para amenizar foi feito um concurso de arte, para ser estampado nas cortinas da vergonha.

A cidade de fato é linda, os adjetivos são maravilhosos, a cidade se torna misteriosa por estar no Brasil. Recado do autor ao Rio de Janeiro: Ao seu povo o nosso respeito; A ausência do Estado é suprida a cada eleição, Ao tráfico estão tentando suprir de sua maneira a ausência daquele, Aos turistas pode vim que não irá se arrepender.