PAGAMENTO ...

deixarei aqui 3 reportagens sobre salário...

Falar de salário mínimo diante da eleição é meio que complicado afinal de conta, cada um dos candidatos vão fazer milhares e milhares de promessas com diversos valores do salário mínimo para que eles ganhem a eleição, e quando vamos ver o salário mínimo sobe no máximo R$ 17 ou 18 reias, o problema é que algumas pessoas votam no candidato que oferece o valor mais alto para o salário, sendo que o valor máximo que pode chegar é R$539,21, ou seja, não adianta o candidato oferecer R$600,00 que isso não será possível, o valor do novo salário mínimo será de R$ 539,21 para o ano de 2011.

Atualizado: O Valor Real do Sálario Minimo é de R$540,00 Oficializado em 1º de Janeiro de 2011...

**************

SÃO PAULO - O salário mínimo de R$ 540, que entrou em vigor por meio de Medida Provisória assinada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não agradou todos os deputados e alguns querem apresentar emendas à MP 516/10 propondo valores maiores.

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) pretende apresentar emenda com o valor de R$ 560. Já o líder do PDT e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (SP), vai sugerir R$ 580.

De acordo com a Agência Câmara, a MP sobre o salário mínimo deve ser votada logo no início da nova legislatura, em fevereiro.

Mantega contra

Apesar das tentativas por um valor mais alto, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já avisou que vai vetar valores superiores a R$ 540.

Segundo Mantega, o veto a um mínimo mais alto acontecerá por causa do cenário de contingenciamento orçamentário para 2011. "O salário mínimo de R$ 540 é o cumprimento de uma política de aumento salarial que foi acertada pelos trabalhadores. Portanto, ela deve ser posta em prática, se não, fica uma brincadeira. Nesse momento, é temerário aumentar o valor. Se vier alguma coisa diferente, nós vamos simplesmente vetar".

Atento à justificativa do ministro, o deputado Cunha disse que vai apresentar uma proposta de emenda à Constituição com o objetivo de alterar o rito de tramitação dos vetos. A ideia é que os vetos sejam votados da mesma forma que as medidas provisórias, analisados pela Câmara e pelo Senado, a fim de reafirmar a autoridade do Congresso Nacional.

"Todo mundo sabe que R$ 540 é um valor político a ser negociado e essa negociação vai ocorrer de qualquer forma. Se vai ser R$ 545, R$ 560, R$ 580 ou R$ 600 ninguém sabe. O Congresso é soberano e vai decidir", afirmou.

Vale lembrar que um acordo entre o governo e as centrais sindicais definiu uma política de reajuste do salário mínimo até 2023, que leva em conta a inflação do período e a metade da variação do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores. O valor proposto representa um reajuste de 5,88% sobre o mínimo que vigorava anteriormente (R$ 510). O aumento considerou apenas a variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de janeiro a dezembro de 2010, já que o PIB de 2009 foi praticamente nulo.

***************

Com base em um decreto legislativo de agosto de 1992, os 55 vereadores de São Paulo vão receber, a partir de março, o aumento de 61,8% aprovado no fim de 2010 para deputados estaduais e federais. Cada parlamentar que hoje ganha R$ 9.288 por mês passará a receber R$ 15.013.

Pela regra prevista no artigo 29 da Constituição, o aumento

concedido aos deputados será replicado nas câmaras municipais a partir da próxima legislatura, com início em 2013. A lei é conhecida como Regra da Anterioridade. Mas, na capital paulista, os reajustes no Congresso Federal e na Assembleia Legislativa são repassados automaticamente, conforme a brecha criada há 19 anos pelo ex-presidente da Casa Paulo Kobayashi.

O atual presidente da Câmara, José Police Neto (PSDB) descartou mudar a resolução de 1992 para impedir o aumento. "Não posso mudar uma regra no meio da legislatura. Posso discutir essa mudança a partir de agora, para votar na futura composição da Casa. O que eu não posso é desrespeitar a lei em vigor", argumentou Police Neto ao Estado. O presidente da Câmara considera o aumento correto e disse aceitar fazer o "debater" com a sociedade sobre a medida.

"Todos os procuradores da Casa consultados informaram que o aumento é legal. Um vereador deve ter remuneração de acordo com suas funções e tarefas. Hoje o salário liquido de um parlamentar é de R$ 7 mil. Eu quero fazer esse debate do reajuste com clareza e transparência, como é a proposta da nossa gestão", afirma o presidente da Câmara.

Pressão. O novo presidente assumiu o cargo no dia 1.º de janeiro, após quatro mandatos consecutivos do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR) no comando do Legislativo paulistano. Para conseguir o apoio de vereadores do chamado "baixo clero", a reportagem apurou que Police Neto já havia dito que respeitaria a regra de 1992 para replicar o aumento dos deputados.

O tucano disse que o primeiro salário reajustado será recebido em março, após o primeiro mês da volta do recesso. Questionado pelo Estado, o presidente admitiu que "existe uma expectativa na Casa" sobre o aumento, defendido de forma quase unânime entre os parlamentares.

O adversário de Police Neto na disputa pela presidência, por exemplo, o vereador Milton Leite (DEM) considera adequado o vencimento de R$ 15 mil por parlamentar. "É compatível com o que ganham os demais vereadores do Estado e com o que ele representa para a cidade."

O líder do PT, vereador José Américo, também defendeu o respeito à resolução. Américo avalia que R$ 15 mil é um "salário absolutamente compatível com as funções" dos vereadores. "Qualquer executivo ganha mais do que isso. O que é discutível é um aumento tão grande de uma só vez. A recuperação financeira deveria ser mais equilibrada", disse o petista. / COLABOROU RODRIGO BURGARELLI

REAÇÕES

Cláudio Abramo

Editor executivo da ONG Transparência Brasil

"O problema é que cada vereador custa muito mais do que seu salário, pois existe a verba de gabinete e para os assessores. Na Câmara, dos 1,9 mil funcionários, 1,1 mil são comissionados. São mais de 50% de servidores indicados, que são cabos eleitorais. E o Legislativo não cumpre seu papel de legislar e de fiscalizar o Executivo"

Maurício Broinizi

Coordenador do Movimento Nossa São Paulo

"Eu acredito que as pessoas que têm esse nível de responsabilidade precisam ser bem remuneradas. Só acho também que o mesmo porcentual de reajuste deveria ser concedido aos professores da rede municipal de ensino"

Sonia Barboza

Coordenadora da ONG Voto Consciente

"O aumento chega em um ano em que o orçamento da Câmara ficou acima dos R$ 400 milhões. Infelizmente o Police Neto dependia da regra anterior. Em um momento de tragédia de chuvas, esse aumento é no mínimo imoral. E a população precisa se revoltar"

PARA ONDE VAI

Cofres públicos

R$ 76,6 milhões será o custo anual com salários e gasto de pessoal dos 55 vereadores da

cidade de São Paulo

Salário

R$ 15.030 por mês

Verba de gabinete

R$ 14,8 mil por mês

Contratação de até 19 assessores

R$ 84,4 mil mensais

Custo mensal

R$ 114 mil

Custo anual

R$ 1,4 milhão

************

Bom o que falar... acredito que minha opinião é a mesma de todos os brasileiros...

Por qual motivo o ''nosso'' salário tem um valor mais baixo? ...

Será que é para fazer juz ao nome : SALÁRIO MÍNIMO...?

Provavelmente pensam que agente não sabe fazer conta, percebendo que a cesta básica aumenta muito mais que o salário, aliás todo o custo de vida (aluguel, vestimenta, higiene, etc...)

--------------------------------------------------------------------------------

CIDA MOURA
Enviado por CIDA MOURA em 22/01/2011
Código do texto: T2744404
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.