Paixão sim, escravidão nunca!
Geralmente, é comum ouvirmos que quando se ama tudo parece mais bonito, o tempo passa mais rápido e qualquer coisa que lembre a pessoa amada, provavelmente seja motivo de alegria.
Bem, falar que ama que adora e quer bem é fácil, gostoso de dizer até, mas na realidade, são essas doses de paixão que fazem com que nossas emoções afetivas aflorem, ou não. Mas o que seria dos poetas, dos cantores se não fossem as paixões e os dizeres de amor? A vida parece ser muito sem graça sem paixão, sem vontade de ver, ter, sentir alguém que seja uma companhia agradável, que tenha um papo legal, que dê risadas juntos, que faça de cada momento um motivo para ser uma saudade gostosa depois, mesmo que dure apenas o tempo em que as afinidades permanecerem.
Contudo, às vezes reflito se as pessoas
estão emocionalmente preparadas para o desapego, ou seja, para conviver com situações efêmeras, amores passageiros. Quando se está apaixonado a paixão parece ser secular e acaba sendo confundida com amor.Na maioria das vezes, há casos em que um quer ser dono do outro, quando na realidade, se analisarmos, ninguém é de ninguém, ninguém tem o direito de determinar a vida do outro, porque acaba se anulando, vivendo a vida do outro, estragando o convívio, diluindo sentimentos. Acaba porque um e outro não se dão conta que é necessário se tornar atrativo no dia a dia, um para o outro e não uma espécie dono ou dona do outro. Ora, se eu estiver errada, tudo bem, mas não creio que nenhuma paixão sobreviva assim, muito menos, amor, já que é a paixãoque dá sentido, tempero ao amor, numa relação.
As carências afetivas nas pessoas em muitas situações, aparentemente são geradoras de conflitos afetivos, devido à insegurança, o medo da solidão, a fome de amar e ser amado (a) e talvez a idéia de que tudo seja eterno, quando na realidade, é o querer um pelo outro que determina a finitude de um relacionamento.
Chega um momento na vida em que se aprende a olhar e ver que tudo passa, mesmo que o tempo demore a varrer as lembranças, a vontade de estar junto de quem se quer ao lado, para curtir, se divertir ou até mesmo, amar, de fato.
O bom seria que se escolhesse a quem amar, mas o amor quando chega não escolhe, acontece. A paixão neste sentido, é ligada aos anseios do corpo, da alquimia.Inclusive tem uma música do Jota Quest que tudo a ver com a paixão, que por sinal, é uma música bem gostosa de se ouvir: “Só Hoje”.Tem um trecho dela que diz assim;
“Hoje eu preciso te encontrar de qualquer jeito
Nem que seja só pra te levar pra casa
Depois de um dia normal...
Olhar teus olhos de promessas fáceis
E te beijar a boca de um jeito que te faça rir
(que te faça rir)
...
Hoje preciso de você...
Com qualquer humor, com qualquer sorriso!
Hoje só tua presença...
Vai me deixar feliz.
Só hoje”
Jota Quest
Composição: Fernanda Mello e Rogério Flausino
Quantas pessoas ficam insones,vestidas da letra desta canção, querendo encontrar quem gosta de qualquer jeito, “com qualquer humor, com qualquer sorriso” e acabam ficando ansiosas, sem saber o que fazer, daí acabam até fazendo bobagem, perdem o controle da situação e não conseguem ser no mínimo prudentes, sensatas, pois há situações até de perda de amor proprio.
Por fim, o tempo se encarrega de mostrar que devemos ter os pés no chão mesmo, procurar equilibrar as emoções e chegar a conclusão que viver uma paixão é bom, mas reconhecer a sensação de liberdade é melhor ainda, porque quando estamos livres de nossos medos, da insegurança, naturalmente a paixão virá e fará pontes seguras para o amor passar e não precisaremos nos escravizar a nenhum tipo de sentimento/apego para sermos felizes.
Então, certamente estar ou não com alguém que se gosta vai fazer diferença? Claro que vai! Mas acerteza maior é: ninguém é de ninguém e o mundo não vai deixar de existir por isso.