Dureza

“O homem é intrinsecamente bom, é o contato com a sociedade que o faz tornar-se mau”.

Se olharmos de frente o homem duro, perceberemos em seu interior um sofrimento com o qual ele mesmo não consegue conviver. Ninguém é mau por que deseja ser mau, o ser humano é um ser gregário, que precisa do convívio com os outros para sobreviver. Carece de carinho e de amizade.

São as decepções e a dor mal administrada, o desconhecimento e a falta de fé que fazem da criatura um ser nocivo e perverso para a comunidade.

Temos o hábito de acreditar que não somos culpados de nada do que acontece ao nosso redor, tudo é problema dos outros e na verdade nós somos co-responsáveis por tudo o que ocorre ao nosso lado. Somos co-criadores em Deus e, portanto temos a capacidade de criar e transformar o meio em que vivemos. Podendo e devendo auxiliar a todos os que estejam com dificuldades, para que possamos assim desenvolver uma humanidade mais saudável e equilibrada.

As pessoas mais endurecidas são as pessoas mais necessitadas de entendimento e comiseração. Na maioria das vezes estão pedindo socorro sem ao menos saber que o estão fazendo, ignorantes que são de seu próprio sofrer.

O trabalho da sociedade como um todo deve ser o de auxiliar a alma que está neste estágio. Em alguns casos, tem criaturas que já nascem com esta tendência em sua personalidade. É uma característica que trazem de outras experiências físicas. Neste caso, fica difícil de conseguir um resultado em algum tratamento, sem se levar em consideração a sobrevivência da alma.

O trabalho para ser profícuo tem que ser feito no próprio educador, desenvolvendo a sua capacidade amorosa, para que possa transmitir isso para todos os seres que estão sob a sua guarda, o seu ensino.

Não existem pessoas duras por si só, existem pessoas endurecidas pelo contato social e em alguns casos, por vidas passadas.