ANTES A CHUVA ERA BONITA.....
Olhando a chuva que não para de cair, me lembrei de meu avó, que sempre que chovia dizia: "olha, São Pedro está lavando o céu."
Eu perguntava, por quê tem chuva fraca e outras forte? Ele respondia: "As vezes o céu está muito sujo, então ele tem que abrir muitas torneiras, isso faz chover forte."
Minhas perguntas continuavam: "e por quê, tem trovão ?"
E meu avô dizia: "porque as vezes São Pedro, lavando o céu, escorrega na pedra de sabão, leva um tombo e faz um barulhão."
Como me lembro desses diálogos, tão inocente, eu ficava imaginando o porteiro do céu, fazendo faxina por lá, e tinha pena, quando ouvia os trovões, pois pensava: será que Ele se machucou?
Havia dia chuvoso, em que era minha avó, quem me entretia, contando da beleza da "chuva criadeira", que segundo ela, era abençoada, enviada por Deus, para fazer germinar as plantações.
Sempre que começava chover manso a noite, lá vinha minha avó dizendo: "essa noite minhas flores e verduras, estão felizes, pois estão sendo alimentadas, pela chuva criadeira"
Infelizmente já não mais vejo essa beleza e poesia na chuva, como em minha infância, eu via.
Hoje, a natureza desolada pela falta de consciência do homem, e pelo descaso com que é tratada, chora um pranto copioso, e nesse verter torrencial de lágrimas, vai inundando e causando destruição por onde passa.
Não posso mais ver somente benção e vida na chuva. Nos dias atuais, ela também causa morte e tristeza. Quando vejo o firmamento escurecer no meio do dia, e ouço os fortes trovões, não mais, penso que alguém caiu lavando o céu.
Sinto sim, uma preocupação por todo esse povo, que mora rente as encostas, em lugares chamados de áreas de risco, ou por aquelas pessoas, que moram perto de córregos e rios que transbordam, ou em lugares que alagam, pois, muitos perdem todos os seus bens materiais e outros tantos perdem até mesmo a vida.
Saudades, me deu, ao ver o céu ficar escuro, anunciando mais uma chuvarada, dos dias da infância, quando a natureza ainda era respeitada, e feliz fazia verter do firmamento, gotas abençoadas de uma chuva, que a tudo e a todos só fazia bem.
Saudades, me deu, das histórias de meu avô, que me fazia ver as chuvas e os temporais de maneira tão especial, e da conversa de minha avó, que a descrevia como alimento especial para tudo germinar.
Que pena, que não mais seja assim.....