*O diabo veste, e você também.

*O diabo veste, e você também.

A moda, em si, esta relacionada com a forma de se vestir, mas para além da passarela, vai além da sua essência e dita conceitos e comportamentos à sociedade; então passa a ser consumida como uma fuga ou como tecido imaginário, que oculta o verdadeiro, aquilo que não é “agradável” aos olhos da sociedade.

O conceito da beleza transformou a busca do corpo perfeito, em algo quase religioso, um culto a estética. Tudo bem! Entendo que para muitos a aparência é tudo, no entanto, quando esta obsessão afeta a saúde, devido à escolha de soluções equivocadas, como o uso de medicamentos não autorizados, os abusos dos exercícios físicos, etc. Vale lembrar que a pressa e o exagero são “inimigos da perfeição” e a perfeição, meu caro amigo, é fantasiosa.

Outro âmbito, da sociedade, permeado pela ditadura da moda é o mercado, o principal; pois cria a crença e a ilusão de que para ser aceito é preciso que o indivíduo seja proprietário de objetos de valor, como roupas de marcas, por exemplo. O mercado se tornou uma entidade capaz de conduzir o consumidor num processo, vertiginosamente, rápido: amanha é brega, o que hoje é novo.

Lendo isso, haverá um momento em que o seu tomara-que-caia, não lhe caberá mais; sua verdadeira cintura será exposta a todos, assim, talvez, continuara no mesmo desfile, sem grande impacto na sociedade, mas, por enquanto, vai fazendo sua pose, pois aqui, cheguei ao fim, guardo a agulha, com a qual esta simples camiseta branca foi costurada, estampando criticas ao conceito hipócrita e mascarado do mercado da moda.

Texto: Lucas Expedito

Revisão: Silvia Danzi.

*Sátira do titulo do filme “Diabo veste prada”

PRADO, Lucas Expedito Claro. O DIABO VESTE, E VOCÊ TAMBÉM. Folha de Tayassu. Taiaçu, v. 18, p. 01, 01 de Outubro de 2010.

Lucas Expedito
Enviado por Lucas Expedito em 20/01/2011
Código do texto: T2741363
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.