A vida é tudo isso e muito mais

Toda tarde, ela sai com seu cachorrinho pelas ruas a passear. E quando a vejo fico a observar. Penso. Ninguém! É claro, pode viver sozinho e se afastar por inteiro de corpo e alma da civilização, pois perder de vez o contato é perder a língua(gem), é ter uma língua(gem) distorcida da sociedade. Sabemos que a língua(gem) é um “jogo”, “regras”, “poder”, “valores” – maniqueísta – “certo X errado”.

Voltando ao cachorrinho, vejo que além da amizade, do carinho, há uma interrelação entre o ser humano e o animal. O ser humano envolve problemas que a reflexão deve procurar esclarecer e resolver. Às vezes perguntamos sem refletir sobre o próprio perguntar, sem indagar e que vez ou outra, perguntamos por perguntar. Se compararmos o comportamento humano com o do animal, vê-se que, o animal não pergunta, não indaga. O animal é natureza dentro da natureza, inconsciência. Já o ser humano pergunta porque não sabe e precisa saber o que é o mundo para saber viver nele. Acho que nada é vazio de significado, pois há sentido nessa relação homem X animal, como companhia e até mesmo na forma de comunicação. Haja vista que ninguém está sozinho nesse mundo, todavia temos uma missão a cumprir: isso nas ações, no trabalho, nos projetos, estudos, etc. A vida é um palco, nós somos os personagens que a cada dia representamos peças às vezes de muito riso, outra de tristeza demasiada. A vida é um perde e ganha. Às vezes avançamos, outras voltamos a estaca zero.

Gilson Pontes
Enviado por Gilson Pontes em 19/01/2011
Código do texto: T2739141
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.