O Desabamento do Palanque do Senador Lourival Baptista

Era um domingo ensolarado na cidade de Porto da Folha. Lá se encontravam para a Festa do Vaqueiro o senador Lourival Baptista (PPR), o governador João Alves Filho, vários candidatos a deputado, além da nata política daquele município. O “Velho Louro”, como era carinhosamente conhecido o senador Lourival Baptista, iria disputar a reeleição contra Antônio Carlos Valadares, o petista José Eduardo Dutra e José Carlos Teixeira.

A cidade de Porto da Folha estava lotada de pessoas. As bandas de música, repentistas, aboiadores animavam o ambiente.

-Atenção, senhores!...Atenção, senhoras!...A festa do vaqueiro de Porto da Folha foi criada em 1969. Segundo Tonho de Chico naquele ano só apareceram poucos vaqueiros e a gente só soltou três reses no campo. Hoje como vocês estão vendo há pessoas de Sergipe e outros estados. Soltamos na caatinga mais de cem bois- Historiava o locutor oficial da Festa Gercy Eleodoro, o popular “Paulista”.

O palanque estava completo de políticos e aduladores. Antes do início do comício houve foguetórios, abraços, prêmios e beijos.

Primeiro discursaram os políticos pequenos, como é de praxe. Depois o velho Louro e por fim o governador João Alves Filho.

Eis que naquele momento o palanque desabou: sertanejos perderam dentaduras, facões, chapéus e o governador, os óculos...

-Cadê os óculos?Cadê meus óculos?-Gritava o chefe do Poder Executivo, Dr. João Alves.

-Achei os seus óculos, doutor. -Salientava servilmente um segurança, entregando-os em estado deplorável.

O radialista Gercy Eleodoro comentava:

-Veja que homem resistente é o senador Lourival Baptista. Mesmo com o pé direito quebrado ele continua forte. É um exemplo de homem que o povo de Sergipe não pode esquecer!

-Vou cumprir o repouso, mas nos próximos dias estarei em plena atividade política – Argumentou o senador.

Não adiantou. Nas eleições de 1994 o senador Lourival além de quebrar o pé direito, perdeu para Antônio Carlos Valadares (PP) e para o petista José Eduardo Dutra que imediatamente saiu com a seguinte chacota:

-Estou desbancando dois políticos tradicionais, sendo um histórico (José Carlos Teixeira) e outro pré-histórico (Lourival Baptista). Gabava-se o novo senador José Eduardo Dutra

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 18/01/2011
Código do texto: T2737622
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.