CIDADE DE SÃO PAULO A SAMPA DE 461 ANOS - FELIZ ANIVERSÁRIO PAULICÉIA DESVAIRADA!!!!!

Mundo grande! Grande mundo! Onde o seu colorido é formado pelos verdes das relvas, do azul do céu quando não há poluição e a cor cinza do asfalto matizada com as fumaças dos carros, no vai e vem rotineiro, e das ruas cheias de pessoas apressadas, andando em seus destinos múltiplos.

Nas ruas e avenidas, a sujeira se mistura aos mendigos e aos camelôs das calçadas, das praças e dos viadutos, cheias de cães abandonados, cheias de cracolândias e cracolandeses, alcoólatras, trombadinhas e trombadões.

Cidade que contrasta sempre entre o belo e o feio; é cheia de monumentos e de ruínas; de tristezas e de alegrias; de emoções e comoções;de lágrimas e de risos; de bêbados e sóbrios;trôpegos e equilibristas;corruptos e corruptores; pobres e ricos; empregados e desempregados;serviços públicos e privados de boa e má qualidade ; de anônimos e famosos; enfim, adjetivos diversos que qualificam um universo de uma grande cidade.

As suas favelas contrastam com os condomínios de luxo; as suas vielas com as suas avenidas: Paulista, a mais cara; Avenida Santo Amaro, Radial Leste, Marquês de São Vicente, Cruzeiro do Sul,Vinte e Três de Maio,Ipiranga e São João,(tema de música), Rio Branco etc.

Os seus aeroportos apinhados de pessoas também rivalizam com as principais rodoviárias, chegando e saindo gente de todas as partes do Brasil e do Mundo.

Grande Mundo! Mundo Grande. Quando se trata de nacionalidade você é um pequeno Brasil inserido no teu seio. Quando se trata de internacionalidade, você é um pequeno mapa mundial inserido no teu seio. Aqui se fala idiomas do mundo inteiro como Yes, gracias , merci, lieble, oxente, uai, meu, qualé irmão, visse, sugesta, Chê, nois vai nois vorta, ô meu, caralho, porra, exordialmente falando..........

Aqui, quando você gera esperanças o seu canto me encanta. Quando você gera o desespero o seu canto, me desencanta e desafina aumentando o meu pranto, o meu soluço. Aqui a cultura é vasta, com seus teatros, museus, cinemas, bibliotecas, parques, casas noturnas, universidades.

(.....)A vida nas ruas de São Paulo é uma epopeia de diferentes histórias. É poesia de diferentes versos. É música de diferentes ritmos e batidas diferentes. A morte e a vida andam abraçadas. A sobrevivência e a luta caminham juntas. Os animais, como as pessoas, às vezes caminham juntos e às vezes caminham dispersos. As ruas continuam esburacadas ou recuperadas, mas cheias de carros, de gente, de tristezas e de alegrias, de pressas e de esperas, de medos e de alertas. Enfim, São Paulo não seria São Paulo sem as ruas e as ruas não seriam as ruas sem as pessoas e as pessoas não viveriam nas ruas sem as ruas.(....) Extraído do Blog Lírio Urbano do Texto "Andando nas Ruas de São Paulo"

Sampa, a sua história é grande e vasta e o descaso também é vasto e grande. Dá para ver nos teus rios poluídos, que outrora foram palcos de passeios, lazer e esportes: Hoje eles são um pesadelo para a população quando chove, pouco ou torrencialmente. Se o Vicente leporace estivesse vivo, talvez, se surgisse um grupo musical de samba fantástico como os Demônios da garoa, o nome sugerido fosse os Demônios das Enchentes Há tempos que você Pauliceia deixou de ser a terra da garoa e passou a ser a terra das enchentes e agora também da falta d'água. Não por sua culpa mas por nossa culpa.

Sampa, nestes seus 461 anos de amor e desvairos, de enredos e personagens, de revolução cultural, onde os seus escritores e artistas ditaram normas no contexto,como os seus bandeirantes, padres, beatas, prostitutas, assassinos, polícia, juristas, políticos, poetas, historiadores, migrantes, crianças abandonadas, bocas de lixo, bocas de fumo, bocas de craques, empresas, mídia, clubes de futebol , sindicalistas.

A luta entre a natureza e o progresso desvairado e, o clima, fazem de ti esta pauliceia gigante,imponente, unigênita na histórias das grandes cidades do mundo.Tomando Londres, Jerusalém, Roma,Coimbra, Lisboa e tantas outras cidades como paradigmas, você ainda é uma adolescente prostituída e beatificada, mas sempre grande, um pequeno mundo dentro do Mundo. Terra humana que abre os braços e acolhe a todos; desumana porque aperta os braços e escraviza a todos. Sampa, tu és um Lírio Urbano!

(......)Lúdica e louca pauliceia itinerante/Irrequieta terra cheia de graça/Réplica do amor do velho ou do infante/Irmanada no prélio e na desgraça/Opositora do calmo e do delirante./Universo lúdico do passo e descompasso/Réplica do ódio do jovem ou do adolescente/Bicôncava e biconvexa de alma inconstante/Abraçando todos que buscam o teu abraço/Nos braços do teu Lírio Urbano/Onde apertas a todos escravizante.....) acróstico extraído do Blog Lírio Urbano.

SAMPA 461 ANOS DE EXISTÊNCIA, 461 ANOS DE MUITA HISTÓRIA!!!!

Tenho dito....

Joãozinho de Dona Rosa.