O que espera a Presidenta Dilma...

Por mais habilmente que Dilma governe, haverá as pedras do caminho, no caminho e contra ela. Carrega em seus ombros o estigma de ser a primeira mulher presidenta do Brasil. Há um bom punhado de machistas torcendo para que ela tropece nessas pedras do seu caminho governamental.

Além de ter que enfrentar logo de cara o corte no orçamento da união, terá que mudar a face do lado feio do governo deixado por seu antecessor. Há várias mazelas a serem corrigidas, na Educação, na Saúde, na infra-estrutura, etc.

O índice atual de desemprego é de 5,7%, metade do que foi registrado no início do Governo Lula, o que dar certo alívio à Economia. Pode dar gás à causa.

A economia está adoçada e parece ter chegado ao seu limite cíclico de crescimento. Devemos ficar de olhos atentos porque depois de chegar a esse nível, a inflação costuma incomodar com altas inesperadas. Crescer também requer frenagens nas horas certas, para que não nos tornemos insustentáveis.

Precisamos investir muito em transporte de massa de boa qualidade, para podermos estimular a classe média a deixar seu carro em casa e usar a malha viária pública. Vejamos o exemplo londrino de punir educando seus cidadãos, quando está em voga o transporte público: Os londrinos estão sendo penalizados com pedágios urbanos, mas em seus bairros residenciais isso não acontece. Embora, lá, o governo oferece transporte público de boa qualidade e aplica multas incomodadoras aos cidadãos que teimam no não cumprimento das leis. Usar o transporte público na Inglaterra dá gosto. É outra realidade. Aqui entre nós nem é bom falar.

Acordamos tarde demais para o combate efetivo ao crime organizado. Falta de aviso da sociedade não foi! O rigorismo dos exames da situação do crime organizado no Brasil pelo Estado, também não. O que faltou mesmo foi vontade política do Estado brasileiro, isso, sim.

De modo indesculpável o Governo dormiu no ponto, muito embora, pelo que vimos no Rio de Janeiro, mais precisamente no complexo favelar do Morro do Alemão, desanuviar o ambiente de descrença social que teimava em residir entre nós simples mortais.

A coisa mudou depois das ações conjuntas das polícias, comparado ao facilitário do lula que deixava muita coisa rolar ladeira abaixo, como tivemos a infelicidade de ver nas ações indigestas, por exemplo, de membros do MST. Aconteceram coisas inimagináveis. Fatos hediondos, destruições imperdoáveis.

Sob a égide da noção de desenvolvimento é que este governo novo que se inicia deve trilhar. Economizar o que arrecadar e promover o desenvolvimento, que não olharemos de que cor,sexo ou preferências outras ele pertencer. Será o nosso governo, trabalhando para todos os brasileiros de todas as partes do país. Rezemos para que um novo Brasil esteja sendo tecido e erguido e que os pobres sejam espécies em extinção.