REFLEXÃO


QUE PASSA?


Adoro viajar, qualquer que seja o meio ou o destino, entretanto tenha uma estranha preferência por vadiar ao volante pelas estradas desse país, mesmo nas mal conservadas, e apenas duas situações são capazes de me deter: temporais e aquelas de má fama por assaltos.

Outro dia uma amiga ainda me disse que eu deveria optar por viagens de ônibus, considerando que elas são muito superiores a qualquer outra, até mesmo às aéreas, isto pelos atrasos nos aeroportos e pelo desconforto das poltronas das aeronaves, além do quesito Segurança. Ora vejam só ! Existe coisa mais emocionante que estar no ar?

Voltando ao assunto “optar por vadiar de ônibus” com motorista uniformizado, serviço de bordo excelente, boas companhias e destinos bastante sugestivos, tudo por conta das boas empresas de Turismo que cresceram graças à saudável concorrência, infelizmente tenho que abrir mão desse lazer por um único motivo: a implicância que se alastrou em relação aos fumantes. Não agüento mais ouvir aquele chatíssimo “ Pare de fumar, mulher. Cigarro dá câncer...” E para não abrir bate-boca ou  forçar-me a engolir as observações desses malas ambulantes, acabo  optando por aventurar-me eu mesma ao volante nas estradas em tempos de bom tempo e agora, mais do que nunca, outro motivo: os bandidos estão dando as caras a todo momento, aos ônibus de excursões, em ações terroristas, sem dó nem piedade.

Ara... mais um ponto negativo para as famosas excursões por terra, com destino ao Nordeste Brasileiro.

Hoje mesmo deu aqui no nosso Jornal  que um grupo de 30 turistas capixabas tiveram seu ônibus interceptado na BR 101, quando atravessavam o Estado de Alagoas.

Tivemos notícia de que os malfeitores levaram o ônibus para um matagal, onde foram roubados seus pertences, e ainda passaram pelo medo imposto pelos assaltantes que deram tiro para todos os lados atingindo, inclusive, o motorista auxiliar e uma passageira.

Aí nada posso reclamar dos alagoanos porque, infelizmente, aqui no litoral do ES, no RJ, em SP e qualquer outra parte também não têm sido raros os casos de assaltos a turistas.

O medo, é o medo, sim, que está tomando conta de nós, em qualquer lugar que estejamos, e neste momento, em que todos ainda estamos perplexos com a tragédia ocorrida na região serrana do Rio, a pergunta, que há tempos nos sufoca, ainda está no ar, continua sem resposta:

Seria o próprio homem seu único e invencível inimigo?



Miriam Dutra
Enviado por Miriam Dutra em 17/01/2011
Reeditado em 18/01/2011
Código do texto: T2735454
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.