MESMO NÃO SENDO .....

 

    .....um escritor e muito menos poeta , me senti incomodado com o que li numa das iluminadas e ofuscantes páginas deste Recanto querido e portanto, só vou me sentir melhor depois de comentar alguma coisa sobre o assunto, ainda que seja considerado pelo patrulhamento habitual como uma enorme tolice.

    É bem verdade que o que foi escrito não estava endereçado a mim mas, me solidarizo com os escritores e escritoras, poetas e poetisas que tenham sido o alvo dessa crítica, a meu ver, absurdamente exagerada.

    Uma das estrelas de primeira grandeza aqui deste espaço amigo publicou severos comentários críticos endereçados aos que escrevem poetrix, trovas, sonetos e etc, etc, sem seguir as regras, medir as sílabas ,  cometendo enormes erros de grafia e maltratando a língua portuguesa.

    Desde que aqui cheguei , e lá se vão três anos, sempre acreditei que o Recanto das Letras fosse um agradável local de encontro de amigos irmãos ou irmãos amigos , onde cada um pudesse escancarar sua alma e coração expondo sentimentos íntimos e únicos.

    Ao dividir versos e letras eu imaginava que cada um se sentisse muito bem em partilhar o que guardava no seu interior ,  justamente por se considerar entre amigos, mesmo vários deles sendo escritores de elite e outros tantos verdadeiros intelectuais.

    Ocorre que nem todos já leram os Luzíadas de Camões , Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Rubem Alves, Clarice Lispéctor e tantos outros e simplesmente vêm até aqui para desabafar , para confessarem alguns segredos e como disse, escancararem as portas do coração e alma deixando escapar os mais íntimos sentimentos.

    Criticar publicamente quem não conta sílabas para escrever uma trova ou um soneto , ou quem não saiba as diferenças entre poema, poesia e prosa poética não creio que seja muito legal e estimulante . Tudo bem, se alguém se julga no dever de ensinar ou corrigir, que o faça por intermédio de e-mails , de forma serena, humilde e bem discreta .

    Mesmo porquê, não sei se algum dos milhares de assinantes deste espaço ambiciona uma vaga na Academia Brasileira de Letras, embora muitos façam parte de outras academias, clubes e órgãos importantes que reunem aqueles que gostam e vivem das letras.

    Eu sempre disse que prefiro muito mais ler do que escrever e embora já tenha tropeçado em muitos equívocos de grafia, jamais levantei qualquer sombra de crítica ou comentários maldosos e desestimulantes a quem quer que seja. Principalmente à vista de todos .

     Queria até aproveitar a ocasião para deixar bem claro que a crítica que tive a oportunidade de ler não foi endereçada a mim mas, me senti muito mal ao ler o que li e agora estou me sentindo muito melhor ao relatar o fato.

    Não tenho a pretensão de empunhar nenhuma bandeira ou comandar passeatas para quebrar regras , muito menos de ser melhor do que ninguém , mesmo porquê não sou escritor e nem poeta e aqui no Recanto, não tenho nenhuma dúvida e até aplaudo, temos muitos astros, estrelas e pop stars da literatura .

    Só que, talvez por ser intensamente míope em matéria de escritos, letras, pontos e vírgulas, continuo vendo este mágico espaço como um ponto de encontro entre amigos irmãos e irmãos amigos que, apenas e simplesmente colocam para fora e tornam públicas emoções e sentimentos.

    Não tenho dúvida de que entre os que sustentam e embasam o Recanto possa encontrar muitos profissionais e mestres nos versos, nas métricas, nos compassos e nos acentos e com todos, sejam mestres ou não, de uma forma ou de outra, só temos a aprender. Pelo menos me considero muito mais aluno e infinitamente menos professor.

    Vejo entre algumas estrelas de primeira grandeza muito pouca humildade, uma certa prepotência e arrogância como se fosse uma enorme ofensa quando os aprendizes das letras têm o atrevimento de darem um passeio por suas páginas.

    Não me surpreenderia se essas mesmas estrelas ficassem mais felizes e se sentissem bem mais realizadas se cobrassem por leitura.

    Sou desses (e sei que aqui muitos são assim), que dificilmente prestam a atenção na quantidade de leituras. Também sou desses que não têm nenhuma preocupação em sempre estar de frente para os holofotes da fama. Muito pelo contrário .

 
Mas com toda certeza, sempre vou me sentir muito mal quando a arrogância, a prepotência e a vaidade tentarem se impor à custa de algumas palavras proparoxítonas , dessas que a gente tem que consultar o Aurélio para interpretar melhor.

    Apesar de serem estrelas de primeira grandeza, não nego que tenham grande talento mas quanto a humildade .....

 

 

 

                  ******************




(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 17/01/2011
Reeditado em 01/04/2013
Código do texto: T2735046
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.