Não dá pra entender

O dia foi acabando, todo o tempo entre nuvens escuras e chuva, que ia e vinha. Só quem não vinha era o Dadi, amigo mineiro que foi promovido ao grau de gaucho churrasqueiro. E não colocamos nem o carvão na churrasqueira que é pra ele não ter nenhuma desculpas se o churrasco não saisse conforme a propaganda. Gauneiro que se preza dá conta do recado. Conversa fiada daqui, papo furado de lá e, nada do Dadi. E o serviço já tinha começado. A cerveja muito gelada, o cestão já pela metade com as latinhas vazias as redes na varanda; pão fatiado na cestinha de vime. As facas, amolador, garfo grande, bandeja de inox, tudo no ponto, inclusive os cachorros da casa, já farejando o festim com os ossos da costela de ripa . Pobres e sonhadores cachorros. João é um carnívoro de mão cheia, verde com ele só na cor do prato, e assim mesmo, reclamando muito. No último cozido promovido por ele a única folha de couve teve que ser disputada no par ou ímpar, o repolho até que não provocou reboliço, tinha tres míseras folhas; giló eram dois, um pra mim e outro pra Zélia. Paula e João não dirigem nem um olhar aos pobrezinhos. Os outros vegetais, todos em número ímpar. Tres. João, como podem notar se incluiu fora dessa. Agora, a carne era em abundância. Abundância é uma palavrinha boa de se falar, né? Pois é. lembrei do cozido e o Dadi esqueceu de chegar, Assim não é possível, assim não dá ( essa frase lembra alguém indigesto). Mas eis que chega o nosso churrasqueiro, trazendo na cara um sorriso de quem já tinha tomado várias no pelo caminho. E como o caminho da casa dele até onde estavamos é curto, garanto que ele encompridou por conta própria. Eu lancei a teoria de que ele demorou de propósito, para que a fome fosse tanta que se ele errasse a mão ninguém repararia. Mas o gauneiro é bom no quesito "fazer churrasco". E ainda inventa. Trouxe tres belas porções de fígado que depois de bem temperado foi para a grelha e de lá saiu mal passado, no ponto certo. E tome cerveja, fígado mal passado, linguiça defumada e costela de ripa, cujos ossinhos ficavam mais pelados do que modelo da playboy. Elcio, nosso convidado, perguntado sobre o que estava achando, respondeu: - Dadi é onze. - Onze, perguntou João. Por que? - Tem que ser onze, porque dez tem furo - foi a resposta bem humorada. No pc as mais variadas e belas canções, sambas e samba-canções; Pery Ribeiro, Joana cantando Lupicinio, Cristina Buarque, Nei Lopes e mais, muito mais. E daí eu fico cá, matutando e pensando em voz alta: - E tem gente que suicida-se. Dá pra entender?