De Jânio à Amazônia, um sonho, um conto

Existem muitas histórias sobre a renúncia de Jânio. Contam-se muitos contos sobre a vida deste lendário homem da vida pública. Segundo o que eu lembro ele buscava uma vida pública proba e honesta, mas ficou visceralmente decepcionado com o nosso comportamento, o comportamento do povo brasileiro.

A história que eu sei é que ele era um admirador de De Gaule, presidente Frances que esteve no governo durante quinze anos, depois de uma eleição amplamente majoritária e uma posse conflituosa, pois ele tinha minoria no congresso. Renunciou, o povo Frances aclamou e ele voltou. Dissolveu o congresso e assumiu.

Janio teria querido fazer a mesma coisa, pois como o Frances, também foi eleito por maioria plena. Assumiu com minoria no congresso e renunciou. Não há comprovação real sobre isso que eu digo, mas a verdade é que o nosso comportamento político é sempre liso. Nunca enfrentamos nada e aceitamos o que nos dão.

E agora, com esta questão da Amazônia, como vai ser? Vamos mais uma vez ficar de braços cruzados, vendo os outros tomarem conta do que é nosso ou vamos nos mobilizar e fazer valer a nossa soberania nacional? Por que e, a troco de que temos que aceitar que meia dúzia de pessoas tome conta do nosso país?