O DIÁLOGO PESSOAL.
Chagaspires.
Segundo o Novo Aurélio, dicionário da Língua Portuguesa, entre outros significados, a palavra “DIÁLOGO”, quer dizer: Troca ou discussão de idéias, de opiniões, de conceitos, com vista à solução de problemas, ao entendimento, ou a harmonia: comunicação.
Comunicação adequada é aquela propiciada através do diálogo pessoa X pessoa.
A maior dificuldade da sociedade moderna para resolver seus problemas tem sido a ausência do diálogo pessoal.
Hoje a permissividade, a anuência, a falta de limites, tem causado um grande transtorno e muitas situações teriam sido solucionadas se houvesse um pequeno diálogo entre as partes interessadas.
Tendo como base que seja a família a “Célula Mater da Sociedade”, e o primeiro grupo a quem pertencemos, é mister que seja revisto os conceitos antigos e atuais para uma boa comunicação.
A globalização tem ajudado ao homem em sua evolução; não se pode negar essa necessidade; porém, os meios de comunicação modernos como a telefonia celular, o computador, a TV a cabo, a internet e muitos outros inventos, propiciam as pessoas a falta do diálogo pessoal não somente na família, como também em qualquer outro grupo social.
Esses novos inventos consomem a maior parte do tempo e muita gente, principalmente os jovens, deixam de se comunicar pessoalmente preferindo a comunicação via satélite.
É bom tentar cortar esse mal pela raiz enquanto se pode, e é no grupo familiar onde se encontra a solução de tão crucial problema.
O diálogo pessoal sempre foi à melhor e mais consciente forma de resolver as situações pendentes.