Minhas netas , meus ês alunos ,meus filhos em infância enfim as crianças estão sempre presentes em nosso saber.
As vezes fico envergonhada com os dizeres delas.Nos dão uma verdadeira lição de vida.
Vou relatar aquí o que ocorreu hoje.
Minha neta arrumou a mesa para o almoço,apenas dois pratos com guardanapo e tudo de direito,enquanto isto eu ajeitei a refeição.
Ao término sentei-me diante de uns dos pratos e comecei a almoçar com ela que disse-me:
-Por que a senhora sentou neste lugar?Era para o Dudu.(meu filho caçula).
-Mas ele não te levou na Ilha como prometeu e você arrumou tudo desta forma ?
-Por isso mesmo,não é porque ele fez-me mal que devo fazer o mesmo.Ao contrário devo fazer o contrário.
- Mas...eu te faço tudo e arrumaste para ele e não para mim.
-A senhora não precisa de agrado, já sabe se doar.
Bom para falar a verdade preciso de agrado sim,porque é bom sentir-se amada.Mas não o preciso para me doar. Isso é inerente,faço o que tem que ser feito e sem cobranças.
Lembro-me que no passado cuidei de uma pessoa acidentada que na verdade abandonou uma irmã com dois filhos para criar.
Ninguém deve ficar com ninguém por obrigação.Na época não fiz porque de repente ele deveria ficar com minha irmã.Somos seres que viemos à Terra para nossa missão.Se o rapaz caiu em minhas mãos ,cuidei e pronto...
Fiz este texto porque hoje ouví num quiosque um amigo dizer:"Está cheio de casais na terceira idade juntos por obrigação."Faço parte deste contexto e conheço centenas de casos. È lamentável...