O que virá depois do Lula?

Um longo e animado sonho de um anjo se foi. Ele governou por oito anos e deixou o reino, estampando na face o sorriso choroso da saudade. O Presidente Lula se foi. Em seu lugar ficou a Presidenta Dilma Roussef. Saiu a emoção e ficou a razão. A República Federativa do Brasil recebeu seu quadragésimo Presidente. Vamos ver no que ele vai dar!

Há, infelizmente, fortes indicadores econômicos em declínio, inflação em alta, contas externas murchando. A chuva da posse da Presidenta Dilma e o referenciado “choro pelos camaradas perdidos no caminho”, nada disso levará a nenhum lugar, a não ser, muito trabalho e planejamento, além de um forte ajuste nos gastos públicos.

Eu juro que não entendi o porquê de estarem enfeiando a posse festiva da Presidenta Dilma, os conhecidíssimos Zé Dirceu e a não menos famosa Erenice Guerra. Acredito que essas duas criaturas ensombraram um pouco o raiar da festa. Do escárnio ao apogeu em tão pouco tempo, assim foi a história dos dois.

NÃO SÃO IRREAIS AS CHANCES Da Presidenta DILMA TORNAR ESTE PAÍS EM UMA IMENSA NAÇÃO. TEMOS TUDO OU QUASE TUDO O QUE NECESSITAMOS PARA ISSO. Se ela governar com a razão mais aflorada do que o coração, creio eu, haverá menos choro e mais desenvolvimento. Que olhe para os pobres e para os miseráveis, mas não se esqueça da classe média tão sofrida nos últimos anos. As ações enérgicas, tais quais usadas no combate ao crime organizado do morro do alemão, essas devem passar a ser uma constante.

É mais do que necessário que olhem os joios dos campos e os trigais das mesas dos menos aquinhoados; ambos carecem de reparos urgentes. Olhai os juros dos preços e os impostos abusivos que desencontradamente pagamos sem sermos ouvidos pelas autoridades competentes da área. O custo Brasil tem que ser minimizado, nossos portos e nossas estradas, revisitados pelo poder do enxugamento dos custos. O Brasil terá que ser um país atrativo ao investimento externo.

Aumentar os números no investimento público é mandatório. O governo Federal tem que dar o primeiro passo nesse sentido mas, com efetividade e convidar com estímulos firmes a iniciativa privada a acompanhá-lo na empreitada.

O governo do Lulinha paz e amor também deixou seqüelas na sociedade, de envergonhar qualquer país que se proponha grande. Quarenta e três por cento dos brasileiros que estão no mercado de trabalho não findaram o curso médio. Deses, apenas onze por cento possuem o curso superior e que curso superior!

Quinze por cento dos jovens brasileiros entre os quinze e os dezessete anos estão foras das escolas. Com professores mal pagos e escolas defasadas, a Educação de boa qualidade não anda.

E como se não bastasse essas micro dificuldades, o Tigre asiático está aí em nossa porta, vendendo cada vez mais e mais barato. Chama-se China e possui uma voracidade pelo desenvolvimento como nunca se viu antes em outro continente. Com isso as nossas dificuldades para vender nossos produtos com valores agregados não nos será fácil.

Pois bem, a Presidenta Dilma terá que desdobrar-se para tentar resolver os macro problemas econômicos do país e o Brasil poder achar um rumo mais forte de desenvolvimento. Veremos até aonde as águas irão!