Gente Que Odeia O Verão

Calor! Sim, muito calor! Termômetros marcando trinta e nove, quarenta graus! Andar pelas ruas se torna uma atividade torturante. O suor escorre pelas costas e por mais cantos do corpo. Você sente nojo de si mesmo. Fica envergonhado de erguer os braços e exibir aquelas enormes manchas nas axilas que mais parecem fatias de pizza!

O Rio de Janeiro sofre. Enquanto chove horrores em São Paulo, aqui é esse sol. Lá em cima, perfeitamente sobre nossos crânios desprotegidos. Mas há pessoas que amam o verão. Época de mostrar os corpos suados desfilando pelas praias ou, hoje em dia, com o crescimento monstruoso do número de pessoas que malham em academias, até mesmo nos grandes centros urbanos encontramos pessoas sem noção, andando descamisados... Muitos deles magros pra caramba! A nova geração malhação.

A gritaria é intensa também. Ruas cheias de gente procurando lojas com ar condicionados. Vendedores oferecendo água, refrigerante, sucos de procedência duvidosa e claro, cervejas... No trânsito. Cervejas sendo vendidas nos sinais de trânsito. Cadê a Lei Seca nessas horas hein?

A vontade de chegar em casa é inquietante. O trânsito está lento. E o ônibus lotado.pessoas suadas encostam em você. Sovacos suados se esfregam acidentalmente contra seu rosto. A hora não passa. São seis e meia da noite e ainda faz sol Maldito horário de verão. Você lembra que ainda é segunda-feira.

Enfim, após o sofrimento chega a sexta-feira. A rotina, pra variar é a mesma dos demais dias, mas sabendo que no dia seguinte você pode dormir até mais tarde e tomar banhos o dia inteiro no chuveiro novo e intenso que comprou na promoção de verão. No trabalho tem o ar-condicionado, isso é bom. Mas em casa, bem, em casa na hora de dormir é aquele sofrimento. Você depende de um ventilador quebrado que ventila um ar quente, e já não gira de um lado para o outro, como na época em que você o comprou achando que ele substituiria bem um ar-condicionado. Mas você ouviu boatos de que o ar-condicionado faz ter câncer, e desistiu.

Mas saindo do trabalho, na sexta, você então pensa: Vou à praia amanhã! Foda-se! Você odeia praias lotadas, farofadas, ônibus com vândalos pulando e cantando músicas de apologia ao sexo esquisito e ao tráfico, mas você resolve ir. Faz planos, compra comida pra levar, afinal na praia tudo é mais caro do que o normal. Dorme cedo... Mas no dia seguinte cadê o sol? O mesmo miserável que castigou você a semana toda, que fez sua pele ressecar, você ficar fedorento... o sol simplesmente some! Choveu a madrugada inteira, e pela manhã nuvens cinza enfeitam o céu azul de antes. Lá se foi sua praia. Culpa do verão e de sua bipolaridade.

O verão acho eu, foi criado não para ser uma estação, mas sim um castigo.Queria ter nascido em países frios, onde até o verão faz frio,neva... Eu odeio o verão, gente! E sei que não sou o único!

Fael Velloso
Enviado por Fael Velloso em 12/01/2011
Reeditado em 22/12/2011
Código do texto: T2723607
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.