A ROMARIA DA PEDRA DA ESPUMA

ROMARIA DA PEDRA DA ESPUMA

Velhice e frio definitivamente não combinam e como estamos prestes a conhecer essa senhora que insiste em pintar de branco nossos cabelos, resolvemos trocar o frio de Teresópolis - cidade serrana do Rio onde moramos bons anos de nossas vidas- pela ensolarada Guarapari. A troca foi natural: Já a conhecíamos como veranistas; agora o noivado com a cidade capixaba dera lugar a uma relação mais duradoura.

Naquela manhã de domingo, em frente ao nosso prédio, um jovem escorregou nas pedras e rapidamente sumiu no mar. O fato, testemunhado por poucos, foi repassado entre os vizinhos e, é claro, instalou-se um clima de pesar e aflição. As informações eram desencontradas - alguns garantiam que ele havia sofrido um ataque epilético, outros falavam em suicídio, mas um acidente teria sido o motivo, já que, naquela manhã o mar estava revolto, tornando a pedra da espuma ainda mais escorregadia .

O prazo dado pelos homens do resgate para que o corpo boiasse já havia expirado e a angústia era tão pesada quanto o cinza do céu naqueles dias. Como todos os apartamentos possuem vista para o mar,os moradores reuniram-se para decidirem como poderiam ajudar nas buscas, criando um sistema de vigília, com horários pré-estabelecidos. Assim, vistoriar o mar de binóculos ou a olho nu tornou-se um hábito naqueles dias.

A romaria de curiosos era eclética: carros de som de campanhas eleitorais, mocinhas bem maquiadas (afinal nunca se sabe onde pode aparecer um futuro marido), ambulantes vendendo cerveja e alugando cadeiras de praia com direito a 30 minutos de binóculos... Discretamente, alguns amigos fizeram uma espécie de "bolão da sorte" (ou seria "da morte"?) e apostaram uns trocados sobre onde e quando o jovem seria resgatado.

No terceiro dia, o corpo foi avistado, mas tragado novamente pelo mar que continuava faminto. Nos dias seguintes fez várias aparições macabras, sumindo sempre que o bote de resgate aproximava-se.

Finalmente, longe de todos, o rapaz foi encontrado bem distante dali por um pescador e pode então ser velado e enterrado com dignidade.

O show havia acabado. A romaria também.

Belinda Tiengo
Enviado por Belinda Tiengo em 11/01/2011
Código do texto: T2723225
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.